O Enfermeiro na Prevenção do Câncer do Colo do Útero: o Cotidiano da Atenção Primária

Autores

  • Maria Carmen Simões Cardoso de Melo Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Franciane Vilela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Anna Maria de Oliveira Salimena Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Ivis Emília de Oliveira Souza Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Fedral do Rio de Janeiro (EEAN /UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n3.590

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Neoplasias do Colo do Útero/enfermagem, Esfregaço Vaginal, Saúde da Mulher, Atenção Primária à Saúde, Prevenção de Câncer de Colo Uterino

Resumo

Introdução: No Brasil, o câncer do colo do útero e a terceira neoplasia maligna entre as mulheres, sendo estimados, para 2012, dezoito mil novos casos. Objetivo: Analisar o desenvolvimento da prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero no cotidiano assistencial da enfermeira que atua nas equipes da Estratégia Saúde da Família, a partir de suas atribuições, propostas pelo Ministerio da Saúde. Método: Estudo exploratório, descritivo. Dez enfermeiras de Unidades de Atenção Primária à Saúde de um município de Minas Gerais, foram entrevistadas em janeiro e fevereiro de 2011. Na leitura reflexiva, buscou-se apreender significados, organizá-los em unidades de significação e confrontar com a literatura sobre a temática para desenvolver a análise de dados qualitativos. Resultados: Tres Unidades de Significação foram constituídas: Nos grupos, durante a consulta, aquela oportunidade é única; Longe da meta preconizada, mas a gente fazia um grupo; A gente pretende fazer, porém tem outras atividades e muita resistência ainda. Evidenciou-se a importância da atuação do enfermeiro; sua integração com a equipe e a comunidade; conhecimento da realidade local; estabelecimento de vínculo e avaliação constante dos resultados obtidos. Foram apontadas dificuldades de diferentes responsabilidades no âmbito de implementação e de gestão e a necessidade tanto de motivar quanto de facilitar o acesso das usuárias. Conclusão: A sistematização do controle e rastreamento das mulheres, referência e contrarreferência efetivas nos diferentes níveis de atenção e provisão adequada de recursos humanos e materiais, se mostraram aspectos relevantes para investir ações com vistas a obtenção de melhores resultados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

1.
Melo MCSC de, Vilela F, Salimena AM de O, Souza IE de O. O Enfermeiro na Prevenção do Câncer do Colo do Útero: o Cotidiano da Atenção Primária. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2012 [citado 18º de abril de 2024];58(3):389-98. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/590

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL