A pesquisa de enfermagem no Instituto Nacional de Câncer: trajetória, tendências e perspectivas

Autores

  • Teresa Caldas Camargo Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Enfermeira responsável pela Educação Continuada e Pesquisa de Enfermagem do Hospital do Câncer III (HC III) do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Pesquisadora do NUPESM/EEAN/UFRJ.
  • Ivis Emília de Oliveira Souza Professora Titular de Enfermagem Obstétrica, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Doutora em Enfermagem; Pesquisadora do NUPESM/DEMI/EEAN.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2003v49n3.2091

Palavras-chave:

Pesquisa em Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Qualificação Profissional, Educação em Enfermagem

Resumo

Este estudo pretendeu recuperar e analisar a contribuição de enfermeiras na construção do conhecimento em oncologia no âmbito nacional; mapear a trajetória da pesquisa de enfermagem no Instituto Nacional de Câncer (INCA) e apontar as tendências e perspectivas de pesquisa emergentes. Utilizou-se como fontes primárias os resumos publicados nos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn) entre 1979 e 2000; os objetivos de pesquisa descritos nos projetos de dissertação e de tese de enfermeiras do INCA cursando Pós-Graduação Stricto Sensu e as considerações finais de dissertações e teses realizadas no cenário do INCA desenvolvidas por enfermeiras pertencentes ou não aos Tabelas da Instituição. Os dados foram tratados pelo referencial metodológico da análise de conteúdo (Bardin) o que permitiu a construção de categorias temáticas. A partir de uma reflexão crítica, apontou-se as tendências e as perspectivas da pesquisa de Enfermagem Oncológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-09-30

Como Citar

1.
Camargo TC, Souza IE de O. A pesquisa de enfermagem no Instituto Nacional de Câncer: trajetória, tendências e perspectivas. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2003 [citado 2º de maio de 2024];49(3):159-66. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2091

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>