A participação do enfermeiro em ensaios clínicos: uma revisão da literatura

Autores

  • Teresa Caldas Camargo Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-UFRJ). Enfermeira de Educação Continuada e Pesquisa de Enfermagem do Hospital do Câncer III, Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n4.2170

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Educação em Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Ensaios Clínicos

Resumo

Este estudo surgiu a partir da participação de enfermeiras do Hospital do Câncer III (HC III), do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em Protocolos de Ensaios Clínicos. Para que um ensaio clínico seja conduzido de forma adequada, é necessário que a equipe multidisciplinar envolvida tenha habilidade e conhecimento da finalidade do estudo, de como ele será desenvolvido e da participação e da competência de cada profissional no mesmo. Realizou-se então uma revisão da literatura com o objetivo de verificar as possibilidades de atuação e as competências da enfermeira em Ensaios Clínicos, para então delimitar, subsidiar e auxiliar a atividade de enfermagem nesta modalidade de produção do conhecimento. Foram selecionados periódicos nacionais e internacionais de Enfermagem e Enfermagem Oncológica, todos da última década. Na literatura internacional, as possibilidades de atuação da enfermeira e suas competências nos ensaios clínicos estão bem estabelecidas. No Brasil, esta possibilidade de atuação da enfermeira em oncologia, parece ser ainda incipiente, pouco conhecida e reconhecida. É preciso que esta atividade e as possibilidades que dela emergem para o crescimento e ocupação de novos espaços profissionais, sejam divulgadas em publicações científicas nas revistas especializadas de enfermagem e oncologia, nos cursos Lato e Stricto Sensu e fortalecidas pelas associações de classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Camargo TC. A participação do enfermeiro em ensaios clínicos: uma revisão da literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 26º de abril de 2024];48(4):569-76. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2170

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>