A Temática da Imagem Corporal na Produção Científica Nacional da Enfermagem: um Destaque para os Pacientes com Câncer

Autores

  • Ailse Rodrigues Bittencourt Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital do Câncer I (HCI)/Instituto Nacional de Câncer (INCA). MBA Executivo em Saúde COPPEAD/UFRJ. Especialista em Gestão Hospitalar ENSP/FIOCRUZ. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO). Mestre em Enfermagem EEAP/UNIRIO.
  • Denise Yokoyama Alves Enfermeira do Centro Cirúrgico do HCI/INCA. Especialista em Enfermagem Oncológica pelo INCA. Mestre em Enfermagem EEAP/ UNIRIO.
  • Nilsiara de Souza Luzia Enfermeira do Ambulatório de Enfermagem da Cirurgia da Cabeça e Pescoço do HCI/INCA. Especialista em Enfermagem Oncológica pelo INCA. Mestre em Enfermagem EEAP/UNIRIO.
  • Maria de Fátima Batalha de Menezes Enfermeira Coordenadora da Educação Continuada da Divisão de Enfermagem do HCI/INCA. Membro da SBEO. Doutora em Enfermagem EEAN/UFRJ.
  • Denise de Assis Corrêa Sória Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da EEAP/UNIRIO. Doutora em Enfermagem EEAN/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1620

Palavras-chave:

Enfermagem, Imagem Corporal, Neoplasias, Revisão, Narração

Resumo

O conceito de imagem corporal é a figura mental do corpo humano e o modo pelo qual o corpo a representa para nós, sendo referência do homem a si mesmo e ao mundo. A imagem corporal é um fenômeno importante para a Enfermagem, visto que foi incorporado à Taxonomia Diagnóstica da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), através do diagnóstico de Enfermagem "Distúrbio na Imagem Corporal". Este estudo objetiva verificar, na produção científica nacional de Enfermagem, as publicações sobre imagem corporal e analisar as tendências dessa abordagem. Trata-se de um estudo na modalidade de revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada através de busca nas bases de dados Lilacs, BDENF e SciELO no período de 1967 a 2007. Após leitura de 28 resumos, dois artigos resumidos e oito artigos na íntegra, foram elaboradas as seguintes categorias temáticas: Imagem Corporal relacionada às doenças crônicas degenerativas; ao idoso; à valorização profissional; aos adolescentes; à prática da enfermeira; às Teorias de Enfermagem; à reflexão filosófica; à obesidade; à validação de escalas; e ao Ensino de Enfermagem. Dos 22 trabalhos, 19 são relacionados ao câncer. A Revista Brasileira de Cancerologia é o periódico com o maior número de publicações e está em consonância com nossos achados, visto que o câncer representa a patologia mais vinculada à temática. Concluiu-se que o câncer e a oncologia como especialidade determinam a ocorrência de complexas situações, como a agressividade terapêutica relacionada à quimioterapia e radioterapia; e cirurgias, muitas vezes mutilantes; daí a pertinência de nossos achados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Bittencourt AR, Alves DY, Luzia N de S, Menezes M de FB de, Sória D de AC. A Temática da Imagem Corporal na Produção Científica Nacional da Enfermagem: um Destaque para os Pacientes com Câncer. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];55(3):271-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1620

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)