O Líder de Enfermagem em Unidades Oncológicas: Intervenções da Subjetividade na Organização de Espaços Saudáveis de Trabalho

Autores

  • Elaine Barranco Enfermeira da Educação Continuada do Hospital do Câncer I do Instituto Nacional de Câncer (HCI/INCA). Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Gerência e Processos de Cuidar na Enfermagem em Oncologia.
  • Marléa Chagas Moreira Professora Adjunta da EEAN/UFRJ. Núcleo de Pesquisa e Gestão em Saúde e Exercício Profissional de Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Líder Grupo de Pesquisa: Gerência e Processos de Cuidar na Enfermagem em Oncologia.
  • Maria de Fátima Batalha de Menezes Enfermeira Coordenadora da Educação Continuada do HCI/INCA. Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Membro Grupo de Pesquisa: Gerência e Processos de Cuidar na Enfermagem em Oncologia.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1499

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Liderança, Política de Saúde, Humanização da Assistência, Grupos Focais

Resumo

A prática de enfermagem em oncologia coloca os profissionais em contato estreito com situações de dor, finitude e morte, além de mutilações, desesperança e expectativas de cura da doença. A agressividade terapêutica e os ajustes necessários ao processo de tratamento constituem-se em elementos geradores de estresse para os pacientes, familiares e equipe. É nesse cenário em que os líderes de enfermagem em oncologia desenvolvem sua prática e onde se efetuam as relações de trabalho da equipe. Este estudo objetiva discutir a interface da liderança de enfermagem com a subjetividade e sua intervenção na organização de espaços saudáveis de trabalho em unidades oncológicas. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Para fundamentação teórica, foram adotadas as diretrizes da Política Nacional de Humanização. Doze enfermeiros líderes, atuantes em instituição pública federal de referência em oncologia, participaram da pesquisa. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica de grupo focal. A análise de conteúdo evidenciou a categoria analítica: o líder de enfermagem em unidades oncológicas – intervenções da subjetividade na organização de espaços saudáveis de trabalho –, além de outras duas categorias. Os resultados indicam que existe a necessidade de uma prática gerencial humanizada a fim de favorecer um ambiente mais saudável para a atuação da equipe de enfermagem. Conclui-se que os enfermeiros líderes podem atuar como facilitadores de relações de trabalho humanizadas, desde que consigam adotar estratégias que fomentem a autonomia, o protagonismo e a corresponsabilidade dos sujeitos implicados no processo de produção de saúde por meio da construção de novos espaços de encontros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Barranco E, Moreira MC, Menezes M de FB de. O Líder de Enfermagem em Unidades Oncológicas: Intervenções da Subjetividade na Organização de Espaços Saudáveis de Trabalho. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 26º de abril de 2024];56(2):213-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1499

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)