Bioética da obstinação terapêutica no emprego da hemodiálise em pacientes portadoras de câncer do colo do útero invasor, em fase de insuficiência renal crônica agudizada

Autores

  • Carlos Henrique Debenedito Silva Médico Cancerologista. Especialista em Cirurgia Geral e em Oncologia. Chefe da Divisão Técnico Científica e Coordenador do Núcleo de Bioética do Hospital do Câncer IV - INCA/MS. Membro do Conselho de Bioética do Instituto Nacional de Câncer - INCA/MS.
  • Fermin Roland Schramm PhD. Pesquisador Titular do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Coordenador do Conselho de Bioética do Instituto Nacional de Câncer - INCA/MS. Coordenador do Curso de Especialização em Bioética e Ética Aplicada, do Instituto Fernandes Figueira - IFF/FIOCRUZ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2007v53n1.1824

Palavras-chave:

Bioética, Futilidade médica, Câncer do colo do útero, Insuficiência renal obstrutiva, Hemodiálise

Resumo

Este artigo pretende discutir, do ponto de vista das ferramentas da Bioética, a indicação da hemodiálise para mulheres com câncer do colo do útero avançado com insuficiência renal obstrutiva, já tratadas por radioterapia exclusiva, ou sem mais indicação de tratamento pelo avançado estado da neoplasia, atendidas em um hospital especializado em oncologia. Pergunta-se se tais pacientes se beneficiariam desse método de substituição da filtração renal, para controle da uremia, conseqüente à progressão da doença neoplásica. Conclui-se que a utilização da hemodiálise constitui uma forma de obstinação terapêutica frente ao quadro dramático da paciente, ineficaz como medida antitumoral e incapaz de proporcionar melhor qualidade de vida à paciente. Os autores pretendem que as discussões sobre o conceito de tratamento fútil sejam estimuladas cada vez mais. A inclusão dos aspectos morais envolvidos no tratamento médico e estudados pela Bioética é vista como uma forma de analisar o impacto multifatorial da doença e do seu tratamento, quer de intenção curativa ou não, sobre a qualidade de vida dos doentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-30

Como Citar

1.
Silva CHD, Schramm FR. Bioética da obstinação terapêutica no emprego da hemodiálise em pacientes portadoras de câncer do colo do útero invasor, em fase de insuficiência renal crônica agudizada. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de março de 2007 [citado 25º de abril de 2024];53(1):17-2. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1824

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>