Evidências sobre o Uso de Práticas Alternativas e Complementares no Tratamento Convencional de Neoplasias Mamárias

Autores

  • Cíntia Tavares Cruz Aluna de graduação do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/ Unicamp. Laboratório de Pesquisa Qualitativa em Saúde, Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM-Unicamp.
  • Nelson Filice de Barros Docente de Saúde Coletiva da FCM-Unicamp, Laboratório de Pesquisa Qualitativa em Saúde, Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM-Unicamp.
  • Eduardo Luiz Hoehne Estatístico. Área de Epidemiologia, Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM-Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1613

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Terapias Alternativas, Terapias Complementares, Medicina Tradicional, Pesquisa Qualitativa, Análise Quantitativa

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência do uso de práticas alternativas e complementares (PACs) entre pacientes com neoplasias mamárias tratadas no Ambulatório de Mama do CAISM/Unicamp, bem como os motivos para o uso desses tratamentos. Foram realizadas entrevistas dirigidas, por telefone, com 82 pacientes com neoplasias de mama em tratamento convencional, seguidas de entrevistas em profundidade, com cinco pacientes que afirmaram usar PACs na primeira fase. A maioria das entrevistadas encontra-se entre 50 e 60 anos de idade, casadas, brancas e católicas, com baixa renda familiar mensal e baixo nível de escolaridade. Do total, 90,2% negam usar algum tipo de PAC; porém 96,3% fazem menção ao uso de pelo menos uma prática no decorrer das entrevistas. A prática mais utilizada é a oração, seguida de grupos de apoio, ervas e dieta. As pacientes esperavam que as práticas funcionassem como tratamento adjuvante da doença e dos efeitos colaterais trazidos pelo tratamento convencional e não como curativas. As entrevistadas na fase qualitativa relataram melhoras dos sintomas com o uso de PAC, afirmaram não ter pensado na possibilidade de efeitos colaterais e não declarar o uso de PAC aos seus médicos oncologistas. A oração apareceu como a PAC mais utilizada. O uso de PAC apresentou caráter adjuvante ao tratamento convencional e foi relacionado com as melhoras dos efeitos colaterais decorrentes desse tratamento. Ressalta-se a importância da formação dos profissionais de saúde quanto ao uso de PAC e a escassez de informações existentes sobre esta temática no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Cruz CT, Barros NF de, Hoehne EL. Evidências sobre o Uso de Práticas Alternativas e Complementares no Tratamento Convencional de Neoplasias Mamárias. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 26º de abril de 2024];55(3):237-46. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1613

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL