Tumor Ovariano de Células de Leydig Puro

Autores

  • Antônio Chambô Filho Ph.D Gineco-obstetra, Chefe da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SCMV)
  • Eduardo F Scárdua M.Sc Ginecologia e Obstetrícia e Professor Assistente de Ginecologia da SCMV
  • Luis C Cintra Médico Patologista da SCMV
  • Tatiana C Guzzo Médica Ginecologista e Obstetra da SCMV
  • Thiago Martinelli Médico Ginecologista e Obstetra da SCMV
  • Luziany D Gonçalves Médica-residente em Ginecologia e Obstetrícia da SCMV
  • Daniela Pratti Médica-residente em Ginecologia e Obstetrícia da SCMV

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2008v54n3.1722

Palavras-chave:

Tumor de células de Leydig, Neoplasias ovarianas, Hiperandrogenismo, Virilismo

Resumo

O tumor de células de Leydig puro é uma rara neoplasia de células esteróides do ovário, composta inteiramente ou predominantemente por células de Leydig. Mais de 75% das pacientes desenvolvem sinais de virilização decorrentes da hiperprodução hormonal de testosterona. O objetivo deste relato é apresentar o quadro clínico, critérios para o diagnóstico e tratamento de um caso de tumor de células de Leydig acompanhado no serviço de Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória em 2002. Relata o caso de uma paciente de 47 anos apresentando há cinco anos sinais progressivos de virilização. Na investigação laboratorial, a única alteração observada foi o nível aumentado de testosterona plasmática. Não foram encontradas alterações das glândulas supra-renais nos exames de imagem. A ultra-sonografia transvaginal revelou o ovário direito de aspecto normal, porém discretamente aumentado de volume. Procedeu-se à histerectomia total com salpingooforectomia bilateral. A combinação de histopatologia e imunoistoquímica confirmou o diagnóstico de tumor de células de Leydig puro. No seguimento pós-operatório houve normalização dos níveis de testosterona e regressão dos sinais de virilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-30

Como Citar

1.
Chambô Filho A, Scárdua EF, Cintra LC, Guzzo TC, Martinelli T, Gonçalves LD, Pratti D. Tumor Ovariano de Células de Leydig Puro. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2008 [citado 5º de maio de 2024];54(3):245-50. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1722

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)