A Necessária Atenção à Família do Paciente Oncológico

Autores

  • Célia da Silva Ulysses de Carvalho Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2008v54n1.1765

Palavras-chave:

Neoplasias, Assistência ao paciente, Relações profissional-família, Família, Serviço Social

Resumo

O impacto de uma doença como o câncer não afeta apenas o sujeito enfermo, mas estende-se a todo o universo familiar, impondo mudanças, exigindo reorganização na dinâmica familiar para incorporar, às atividades cotidianas, os cuidados que a doença e o tratamento do paciente exigem. As famílias enfrentam grandes dificuldades para lidar com uma doença como o câncer, que causa muito sofrimento e quanto mais avançada ela se encontra, maior é esse sofrimento. A precariedade das condições sociais, econômicas e culturais dos pacientes e familiares amplia a vulnerabilidade social que a doença impõe. Almeja-se, com este artigo, apontar a necessidade dos profissionais de saúde, na assistência oncológica, a tomarem também a família como objeto de cuidado, considerando seus limites e possibilidades de enfrentamento à doença. Há a necessidade de construção de espaços para a participação da família, durante todo o processo de tratamento do paciente, onde ela possa aprender a cuidar, mas também ser cuidada, na perspectiva de uma assistência integral e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

1.
Carvalho C da SU de. A Necessária Atenção à Família do Paciente Oncológico. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2008 [citado 29º de abril de 2024];54(1):87-96. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1765

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA