Complicações da videocirurgia para pacientes oncológicos

Autores

  • Karina Maria de Santana Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem da USP.
  • Rita de Cássia Burgos de Oliveira Leite Enfermeira. Professora Doutora do Depto de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n1.1911

Palavras-chave:

Videocirurgia, Oncologia, Complicações intra-operatórias, Metástase

Resumo

A videocirurgia vem sendo amplamente utilizada para o diagnóstico, estadiamento e tratamento dos pacientes oncológicos. Este estudo, através de uma pesquisa bibliográfica, teve o objetivo de descrever as complicações da videocirurgia, destacando aquelas a que estão sujeitos os pacientes de câncer submetidos a esse procedimento. Na realização desse estudo, foram utilizadas as bases de dados DEDALUS, LILACS, MEDLINE e PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Dentre os resultados, verificou-se que o maior número de complicações da videocirurgia esteve relacionado à metástase tumoral no local de introdução dos trocartes. Não resta dúvida de que a videocirurgia trouxe avanços importantes no diagnóstico, estadiamento e tratamento paliativo das neoplasias. Porém o seu uso como meio curativo permanece controverso, confirmando a necessidade de mais pesquisas nesta área para que seja utilizada de forma mais segura e com menores riscos para os pacientes oncológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-03-31

Como Citar

1.
Santana KM de, Leite R de CB de O. Complicações da videocirurgia para pacientes oncológicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de março de 2006 [citado 26º de abril de 2024];52(1):79-86. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1911

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA