Ciclosporina A e seus análogos como reversores da resistência a múltiplas drogas em células tumorais

Autores

  • Karen Wagner-Souza Doutora. Departamento de Bioquímica Médica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Michelle Castro Meletti-de-Oliveira Bióloga. Departamento de Bioquímica Médica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Raquel C Maia Doutora em Biologia Celular e Molecular. Médica Hematologista, Serviço de Hematologia, Instituto Nacional de Câncer, RJ - Brasil.
  • Vivian M Rumjanek Professora Titular, Departamento de Bioquímica Médica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2003v49n2.2112

Palavras-chave:

Resistência a Múltiplas Drogas, Leucemia, Quimioterapia, Ciclosporina A, Glicoproteína P, Barreira Hemato-Encefálica, Agentes Reversores, Análogos de Ciclosporina A

Resumo

A resistência a múltiplas drogas (MDR) é um dos principais obstáculos no tratamento quimioterápico de pacientes com câncer. O processo de resistência é multifatorial, mas o mecanismo mais bem caracterizado é a superexpressão da glicoproteína P (Pgp), uma proteína de membrana plasmática que funciona como uma bomba de efluxo levando a uma diminuição da concentração intracelular do quimioterápico. A circunvenção da resistência pode ser obtida utilizando-se agentes reversores capazes de inibir a atividade funcional da Pgp e de outras bombas de efluxo relacionadas. Nesta revisão, discutimos o uso do imunossupressor Ciclosporina A (CSA) e de seus análogos como agentes reversores da MDR. Aspectos como sua combinação com ciclofilinas, sua capacidade de inibir a atividade funcional da Pgp e seu uso clínico, especialmente em leucemias, são discutidos baseados tanto na literatura quanto em resultados dos próprios autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-06-30

Como Citar

1.
Wagner-Souza K, Meletti-de-Oliveira MC, Maia RC, Rumjanek VM. Ciclosporina A e seus análogos como reversores da resistência a múltiplas drogas em células tumorais. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2003 [citado 19º de abril de 2024];49(2):103-12. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2112

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA