Punção aspirativa com agulha fina (PAAF) em nódulo da tireóide: análise de 61 casos

Autores

  • Orlando Jorge Martins Torres Professor Livre-Docente e Coordenador da Disciplina de Clínica Cirúrgica III e do Mestrado em Clínica Cirúrgica da UFMA.
  • Lia Raquel de Alcântara Caldas Estudante de Medicina - UFMA.
  • Ricardo Lima Palácio Estudante de Medicina - UFMA.
  • Rodrigo Palácio de Azevedo Estudante de Medicina - UFMA.
  • Jairo Sousa Pacheco Residente de Clínica Cirúrgica - UFMA.
  • José Lauletta Neto Residente de Clínica Cirúrgica - UFMA.
  • Rosane Penha Macau Professora do Departamento de Patologia - UFMA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n4.2156

Palavras-chave:

Neoplasias da Tireóide, Biópsia por Agulha, Nódulos da Tireóide, Punções, Citodiagnóstico

Resumo

Quando um nódulo de tireóide é descoberto, exames de imagem isolados geralmente não são suficientes para caracterizar este nódulo como benigno ou maligno. A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) da glândula tireóide tem se tornado uma modalidade dominante utilizada para avaliar a necessidade de ressecção de nódulos tireoidianos. Existem várias razões para amostras não serem diagnosticadas, incluindo material inadequado, colocação incorreta da agulha, patologistas inexperientes e diferentes critérios entre laboratórios. O objetivo do presente estudo é analisar a punção aspirativa por agulha fina da glândula tireóide em pacientes submetidos à ressecção cirúrgica. No período de janeiro de 1998 a dezembro de 2000, 61 punções aspirativas com agulha fina foram realizadas. Cada registro citológico foi revisto com o material cirúrgico quando a ressecção foi realizada. Havia 56 pacientes do sexo feminino (91,8%) e 5 do sexo masculino (8,2%) com idade variando de 15 a 68 anos (média de 37,6 anos). Trinta aspirações foram categorizadas como benignas, dezoito como proliferação folicular, sete como malignas e em seis a citologia não foi diagnóstica. Os resultados mostraram uma sensibilidade de 81,2%, especificidade de 69,2% e acurácia de 72,7%. A punção aspirativa com agulha fina apresentou alta sensibilidade para neoplasia maligna e estes pacientes devem ser submetidos a ressecção cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Torres OJM, Caldas LR de A, Palácio RL, Azevedo RP de, Pacheco JS, Lauletta Neto J, Macau RP. Punção aspirativa com agulha fina (PAAF) em nódulo da tireóide: análise de 61 casos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 28º de março de 2024];48(4):511-5. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2156

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)