Lipossarcoma Mixóide de Membro Inferior - Relato de Caso

Autores

  • Orlando Jorge Martins Torres Professor Adjunto-Doutor, Coordenador da Disciplina de Clínica Cirúrgica III (UFMA) e Professor Livre-Docente, Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Roberta Casanovas Tavares Estudante de Medicina - UFMA
  • Camila Cristina Bastos S. Raposo Estudante de Medicina - UFMA
  • Rodrigo Palácio de Azevedo Estudante de Medicina - UFMA
  • Lia Raquel de Alcântara Caldas Estudante de Medicina - UFMA
  • Ana Gisélia Portela de Araújo Médica Patologista - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2001v47n1.2397

Palavras-chave:

lipossarcoma, lipossarcoma mixóide, neoplasias de tecidos moles, cirurgia

Resumo

O lipossarcoma mixóide se constitui em um subgrupo de lipossarcomas que, na maioria das séries, representa o segundo ou terceiro mais comum tipo de sarcoma de partes moles. Os autores apresentam um caso de lipossarcoma mixóide gigante de membro inferior submetido à ressecção cirúrgica. Paciente de 64 anos, sexo masculino queixava-se de massa de crescimento insidioso na perna, que alcançou grande extensão. O tratamento consistiu na excisão radical do tumor. Histologicamente o tumor era composto de núcleos atípicos e figuras mitóticas, típicas do lipossarcoma mixóide. Os autores discutem os principais fatores que influenciam as taxas de sobrevida e o tratamento do tumor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-03-30

Como Citar

1.
Torres OJM, Tavares RC, Raposo CCBS, Azevedo RP de, Caldas LR de A, Araújo AGP de. Lipossarcoma Mixóide de Membro Inferior - Relato de Caso. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de março de 2001 [citado 29º de abril de 2024];47(1):43-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2397

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)