Fadiga em pacientes com câncer avançado: conceito, avaliação e intervenção

Autores

  • Dálete Delalibera Corrêa de Faria Mota Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP, Brasil.
  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta Enfermeira. Prof. Livre-Docente do Depto de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n4.2172

Palavras-chave:

Fadiga, Neoplasias, Cuidados a Doentes Terminais, Qualidade de Vida, Cuidadores

Resumo

Fadiga é o sintoma prevalecente na doença oncológica avançada, ocorrendo em 75% a 95% dos doentes. É debilitante por comprometer as atividades da vida diária e ocasionar prejuízos à qualidade de vida. O presente estudo analisou o conceito, a prevalência e os fatores relacionados à fadiga, e identificou os métodos de avaliação e os meios de intervenção para o manejo desse sintoma. Do levantamento bibliográfico na base de dados Medline, no período de 1996 a 2001, utilizando-se as palavras-chave fatigue e cancer e palliative care, foram identificadas 68 publicações. Analisaram-se 21 artigos de periódicos, quatro capítulos de livro e cinco sites da Internet. Depreendeu-se que o conceito de fadiga e suas causas não estão bem estabelecidos, porém é considerada uma síndrome na qual fatores físicos e psíquicos contribuem para sua gênese e manifestação. Foram identificados 8 instrumentos para a avaliação da fadiga e seu controle inclui o uso de terapias farmacológicas, hematológicas, oxigenoterapia e técnicas não-farmacológicas. Dentre as técnicas não-farmacológicas destacam-se a organização do ciclo atividade/repouso, a adequada alimentação, o uso de acupuntura, técnicas de relaxamento e a atividade física, entre outras. Há a necessidade de educar profissionais, doentes e cuidadores de que a fadiga é um sintoma passível de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Mota DDC de F, Pimenta CA de M. Fadiga em pacientes com câncer avançado: conceito, avaliação e intervenção. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 19º de abril de 2024];48(4):577-83. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2172

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)