Fatores de Risco para Câncer de Mama em Juiz de Fora (MG): um estudo caso-controle

Autores

  • Carlos Eduardo Paiva Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e estagiários do Instituto Oncológico.
  • Bianca Sakamoto Ribeiro Enfermeira residente em Saúde do Adulto pelo Hospital Universitário da UFJF.
  • Agildo Alvarenga Godinho Professor adjunto do departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina da UFJF e médico do Instituto Oncológico.
  • Ricardo de Souza Portes Meirelles Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFJF.
  • Eduardo Vignoli Guzella da Silva Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e estagiários do Instituto Oncológico.
  • Guilherme D'Addazio Marques Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e estagiários do Instituto Oncológico.
  • Olamir Rossini Júnior Médico chefe do serviço de radioterapia do Instituto Oncológico.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n2.2229

Palavras-chave:

Neoplasias Mamárias, Fatores de Risco, Estudos de Casos e Controles

Resumo

O principal fator de risco (FR) para a ocorrência do câncer de mama (CM) é a idade avançada, porém fatores hormonais endógenos e exógenos, hereditariedade, fatores dietéticos e sociodemográficos se interagem na etiologia do CM. Nosso objetivo foi analisar os fatores de risco para câncer de mama em mulheres de nossa região. Foram entrevistados 80 casos e 76 controles, pareados por idade, consecutivos, de setembro de 2000 a maio de 2001. Os dados obtidos foram analisados pelo teste do qui-quadrado e posteriormente pelo modelo de regressão logística. Morar em zona rural foi a variável de risco mais significativa (p=0,0016) e ter tido quatro ou mais filhos mostrou-se como um fator de proteção (p=0,0094). Concluímos que entre as mulheres de nossa região, o fato de morar em zona rural está associado a maior risco de desenvolvimento de CM. Ter tido quatro ou mais filhos, por outro lado, é um fator de proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-06-28

Como Citar

1.
Paiva CE, Ribeiro BS, Godinho AA, Meirelles R de SP, Silva EVG da, Marques GD, Rossini Júnior O. Fatores de Risco para Câncer de Mama em Juiz de Fora (MG): um estudo caso-controle. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2002 [citado 16º de abril de 2024];48(2):231-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2229

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL