Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil

Autores

  • Lucila Amaral Carneiro Vianna Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP). Brasil
  • Janine Schirmer Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP). Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1994v40n4.3007

Palavras-chave:

Escolas de Enfermagem Brasileiras, Ensino de Oncologia

Resumo

Este estudo apresenta os resultados da avaliação da aderência das escolas de enfermagem brasileiras à proposta de implantação do ensino de oncologia nos seus cursos de graduação e representa uma etapa do processo que vem sendo desenvolvido, conjuntamente, pelo Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina e o Pro-Onco/INCa desde 1990. Dos 101 questionários enviados, obteve-se 56,4% de respostas. Dessas, 67,9% afirmaram que o corpo docente manifestou interesse pela proposta, principalmente quanto a formação de grupos de estudo, capacitação dos docentes e organização de cursos de extensão e de pós-graduação na área. Entre as estratégias mais citadas estava o entrosamento das áreas materno-infantil e de saúde pública. Quanto as dificuldades para a sua implantação, houve unânimidade em afirmar-se a necessidade do preparo teórico e prático do corpo docente para assumir o ensino da Cancerologia nos Cursos de Graduação em Enfermagem

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Referências

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

1.
Vianna LAC, Schirmer J. Avaliação da aderência da proposta de ensino em cancerologia na graduação pelas escolas de enfermagem do Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 5º de junho de 2023 [citado 2º de maio de 2024];40(4):215-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3007

Edição

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