Programa de certificação da qualidade de serviços de mamografia

Autores

  • Hilton A. Koch Colégio Brasileiro de Radiologia. São Paulo (SP), Brasil
  • Dakir Lourenço Duarte Colégio Brasileiro de Radiologia. São Paulo (SP), Brasil
  • João Emílio Peixoto Físico do Instituto de Radioproteção e Dosimetria CNEN. Rio de Janeiro (RJ), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1993v39n3.3037

Palavras-chave:

Mamografia, Qualidade da Assistência à Saúde, Neoplasias da Mama/diagnóstico por imagem

Resumo

Torna-se necessário que os Serviços de Mamografia satisfaçam os critérios de qualidade, imagem e dose de radiação estabelecidos como referência. Neste contexto, o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Comissão Nacional de Energia Nuclear estabeleceram o Programa de Certificação da Qualidade de Serviços de Mamografia. Este programa oferece aos radiologistas a oportunidade de atestar a qualidade dos seus serviços quanto aos aspectos de equipamento de raios X, qualificação da equipe técnico-radiologista, controle de qualidade, qualidade de imagem e dose de radiação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LOPES ER, MELLO RC. Falando sobre... Doenças da Mama. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (INCa). Coordenação de Programas de Controle de Câncer (Pro-Onco) -1 Ed. Rio de Janeiro, 1993.

PEREZ 0V. Anais do 1º Encontro Brasil-Cuba de Radiologia. Havana, Cuba, junho 1993.

BOUHNIK H, RENAUD-SALIS JL, MARCIA C. Evolution of costs and benefits for breast cancer in the context French resources.

AZEVEDO CM, PEIXOTO JE. Falando sobre Mamografia. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer (INCa). Colégio Brasileiro de Radiologia. Comissão Nacional de Energia Nudear.

FERREIRA AS. Dose de Radiação em Mamografia no Brasil. Bases para um Programa de Rastreamento. Versão 6.0 Tese de Mestrado para o Departamento de Biofísica do ICB da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

1.
Koch HA, Duarte DL, Peixoto JE. Programa de certificação da qualidade de serviços de mamografia. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 16º de junho de 2023 [citado 29º de abril de 2024];39(3):163-4. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3037

Edição

Seção

RELATÓRIO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)