Contação de Histórias em Unidade Oncológica Pediátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n3.44

Palavras-chave:

Criança, Neoplasias, Biblioterapia, Ludoterapia

Resumo

Introdução: Em oncologia pediátrica, inúmeros e complexos desafios estão presentes, muitos relacionados às mudanças existenciais que permeiam o mundo da criança e da família e daqueles que profissionalmente cuidam desses pacientes. Objetivo: Identificar os benefícios da contação de histórias no cuidado à criança oncológica. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, no qual os artigos foram pesquisados, no período de 2003 a 2018, nas línguas portuguesa e inglesa, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Bases de Dados de Enfermagem (Bdenf), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Electronic Library Online (SciELO ) e Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba (Cumed). Resultados: Dos artigos encontrados, três estavam de acordo com a proposta da temática. Entre os benefícios da contação de histórias na pediatria oncológica, destacam-se o bem-estar dos pacientes, a colaboração no processo saúde-doença aliviando a dor e o sofrimento proveniente do tratamento oncológico, além do favorecimento do vínculo entre a criança com a equipe multiprofissional. Conclusão: A contação de história é uma estratégia que possibilita à criança com câncer um maior conforto em relação ao seu estado clínico, maximiza o seu bem-estar e ajuda em sua recuperação, permitindo um cuidado mais humanizado.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

1.
Neves S de JO, Prado PF do. Contação de Histórias em Unidade Oncológica Pediátrica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2018 [citado 4º de novembro de 2024];64(3):383-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/44

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA