Educação em Saúde na Atenção ao Paciente Traqueostomizado: Percepção de Profissionais de Enfermagem e Cuidadores

Autores

  • Anita Previtalli Castro Hospital São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.
  • Suzy Emiko Oikawa Faculdade Albert Einstein de São Paulo (FAESP). São Paulo (SP), Brasil.
  • Tânia Arena Moreira Domingues Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). SãoPaulo (SP), Brasil.
  • Flávia Tatiana Pedrolo Hortense Hospital São Paulo. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo (SP), Brasil
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7455-1727

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n4.445

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Equipe de Enfermagem, Educação em Saúde, Traqueostomia

Resumo

Introdução: A necessidade de cirurgia traz diversas consequências para o paciente e sua família. Além de reações como ansiedade, medo e angústia, e preciso lidar com as modificações que ocorrerão para sua vida diária. Objetivos: Identificar a prática educativa utilizada pela equipe de enfermagem de uma unidade especializada ao cuidado em cirurgia de cabeça e pescoço e como os indivíduos e seus familiares avaliaram tal processo educativo. Método: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas em dois momentos distintos, equipe de enfermagem e cuidadores; a análise dos dados deu-se por análise de conteúdo segundo as categorias temáticas. Resultados: A amostra constituiu-se de dez profissionais de enfermagem e nove cuidadores de pacientes traqueostomizados. Os resultados denotaram que a ação educativa está presente no conjunto de atribuições da equipe de enfermagem; porém desestruturada e não sistematizada. Todos os cuidadores referiram receber orientações de, pelo menos, um profissional da saúde. Sobre a qualidade da ação educativa, os respondentes profissionais denotaram pouca satisfação e os cuidadores dividiram-se entre satisfeitos e ou receosos com o grau de suficiência da educação para o cuidado domiciliar. Conclusão: O processo educativo está presente nos períodos pré e pós-operatórios para os cuidadores dos pacientes submetidos a traqueostomização; porém de forma não sistematizada, permitindo que nem todos sejam contemplados nas duas fases, nem tampouco que os conteúdos e os interlocutores sejam os mesmos para todos.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

1.
Previtalli Castro A, Emiko Oikawa S, Arena Moreira Domingues T, Pedrolo Hortense FT, Birelo Lopes De Domenico E. Educação em Saúde na Atenção ao Paciente Traqueostomizado: Percepção de Profissionais de Enfermagem e Cuidadores. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 19º de novembro de 2024];60(4):305-13. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/445

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL