Histiocitose de Células de Langerhans: um Diagnóstico Diferencial dos Tumores do Mediastino Anterior em Crianças

Autores

  • Robson Azevedo Dutra Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Adriana Cartafina Perez-Boscollo Faculdade de Medicina da USP, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Luiz Mauricio da Silva Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Murilo Alexandre Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Sebastião Dutra de Morais Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n4.451

Palavras-chave:

Histiocitose de Células de Langerhans, Pré-Escolar, Feminino, Humano, Diagnóstico Diferencial, Neoplasias do Mediastino

Resumo

Introdução: A Histiocitose de células de Langerhans (HCL) corresponde a um grupo heterogêneo de desordens caracterizadas pela proliferação monoclonal de células dendríticas. Com incidência de 5 a 10 casos/milhão/ano, apresenta etiologia desconhecida e um amplo espectro clínico, manifestando-se principalmente por meio de lesões ósseas e cutâneas. Predomina no sexo masculino e em menores de 15 anos. Relato de caso: Relato de caso de uma criança do sexo feminino, 4 anos de idade, que apresentava uma grande massa em mediastino anterior, aderida aos vasos da base do coração. A biópsia da lesão sugeriu HCL, o que foi confirmado pelo estudo imuno-histoquímico, positivo para os marcadores CD1a e S100. Na investigação complementar, também foi observado acometimento cutâneo pela doença. Conclusão: O acometimento linfonodal pela HCL ocorre em apenas 5-10% dos casos. Ao afetar os linfonodos mediastinais, pode resultar em tumores de tamanhos variados. Nesses casos, o diagnóstico constitui um desafio, haja vista o grande número de patologias que se manifestam por massas mediastinais. Dessa forma, enfatiza-se a importância de incluir a HCL no diagnóstico diferencial das massas mediastinais em crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

1.
Azevedo Dutra R, Cartafina Perez-Boscollo A, da Silva Junior LM, Alexandre M, Dutra de Morais Júnior S. Histiocitose de Células de Langerhans: um Diagnóstico Diferencial dos Tumores do Mediastino Anterior em Crianças. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 25º de abril de 2024];60(4):331-6. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/451

Edição

Seção

RELATO DE CASO