Tendência de Mortalidade por Leucemias e Linfomas em Menores de 20 Anos, Brasil.

Autores

  • Débora Santos da Silva Enfermeira. Mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Inês Echenique Mattos Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Faculdade de Medicina da USP. São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7297-1864
  • Liliane Reis Teixeira Pesquisadora Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n2.516

Palavras-chave:

Neoplasias Hematológicas, Criança, Adolescentes, Linfoma-mortalidade, Leucemia-mortalidade, Estudos Ecológicos

Resumo

Introdução: O câncer pediátrico responde por 2 a 3% de todos os tumores malignos e no mundo são diagnosticados mais de 160.000 casos por ano. Objetivo: Descrever a tendência de mortalidade e sua razão de taxas por leucemias e linfomas em menores de 20 anos, no Brasil e nas capitais brasileiras que dispõem de Registros de Câncer de Base Populacional. Método: Foram utilizados dados de óbitos por leucemias e linfomas de menores de 20 anos obtidos no Sistema de Informação de Mortalidade para o período de 1996 a 2008. O período de análise foi estratificado em triênios e foram calculadas taxas de mortalidade, para o Brasil e as capitais, ajustadas pela população mundial. Modelos de regressão polinomial foram utilizados para a análise considerando o nível de significância de 5%. Resultados: Para o Brasil, foi observada tendência de declínio não constante das taxas de mortalidade por linfomas e para leucemia nenhum modelo se mostrou estatisticamente significativo. Houve variação da tendência da mortalidade por neoplasias hematológicas segundo capitais. As leucemias apresentaram taxas mais elevadas de mortalidade para todo o período e para todas as faixas etárias estudadas. Para o grupo dos linfomas, houve redução das taxas de mortalidade para todas as faixas etárias, exceto 10 a 14 anos, sendo observado aumento da mortalidade no último período. Conclusão: As variações da mortalidade por neoplasias hematológicas entre as capitais sugerem diferenças no acesso ao diagnóstico e tratamento dessas doenças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

1.
Silva DS da, Mattos IE, Teixeira LR. Tendência de Mortalidade por Leucemias e Linfomas em Menores de 20 Anos, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2013 [citado 29º de abril de 2024];59(2):165-73. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/516

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)