Qualidade de Vida das Pessoas Acometidas por Câncer no Trato Aerodigestivo Superior em um Hospital Universitário

Autores

  • Amanda Ferreira de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória (ES), Brasil.
  • Renata da Conceição Alves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória (ES), Brasil.
  • Janaína Daumas Felix Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória(ES), Brasil. Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Vitória (ES), Brasil.
  • Denise Silveira de Castro Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória (ES), Brasil.
  • Eliana Zandonade Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória (ES), Brasil.
  • Ricardo Mai Rocha Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes(HUCAM), Vitória(ES), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n2.529

Palavras-chave:

Neoplasias de Cabeça e Pescoço, Fatores de Risco, Qualidade de Vida, Terapêutica

Resumo

Introdução: As neoplasias de cabeça e pescoço atingem 5% de todos os casos diagnosticados de câncer no mundo. E este pode afetar a Qualidade de Vida das pessoas acometidas, pois o tratamento é agressivo (mutilador) mesmo anos após o tratamento. Objetivo: Traçar o perfil das pessoas acometidas por câncer no trato aerodigestivo superior, atendidas no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM); identificar os domínios de Qualidade de Vida afetados com o tratamento para este câncer; e relacionar os dados sociodemográficos e clínicos com domínios afetados de Qualidade de Vida dos pacientes pesquisados. Método: Estudo de abordagem quantitativa. Utilizaram-se os instrumentos: Inventário I com dados sociodemográficos e clínicos dos pacientes, instrumentos da Organização Europeia para Pesquisa e o Tratamento do Câncer (EORTC ) QLQ-C30 (versão 3) e QLQ-H&N35. Resultados: Os pacientes com três tipos de tratamento combinado e estádio avançado apresentaram função física menor com significância estatística (p=0,031 e p=0,010 respectivamente). A localização primária da laringe teve maior associação com Saúde/Qualidade de Vida Global, desempenho de papel e função social, com significancia estatística (p=0,037, p=0,045 e 0,047, respectivamente). Conclusão: O diagnóstico tardio interfere na escolha da terapêutica, sendo mais comum o uso de tratamento combinado e mais agressivo, acarretando inúmeras consequências que influenciam na Qualidade de Vida. Há necessidade de conhecer os domínios que estão sendo prejudicados na realização do tratamento para uma abordagem adequada visando à atenção integral desses pacientes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

1.
Almeida AF de, Alves R da C, Felix JD, Castro DS de, Zandonade E, Rocha RM. Qualidade de Vida das Pessoas Acometidas por Câncer no Trato Aerodigestivo Superior em um Hospital Universitário. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2013 [citado 29º de abril de 2024];59(2):229-37. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/529

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)