Avaliação da Qualidade dos Dados do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero em Vitória – ES, Brasil

Autores

  • Márcia Valéria de Souza Almeida Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória (ES), Brasil.
  • Maria Helena Costa Amorim Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória (ES), Brasil.
  • Luiz Claudio Santos Thuler Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Eliana Zandonade Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória (ES), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n3.599

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Prevenção de Câncer de Colo Uterino, Epidemiologia Descritiva

Resumo

Introdução: O Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) é um sistema informatizado que permite avaliar e planejar o bom desempenho das ações do controle do câncer do colo do útero. Objetivo: Analisar a acessibilidade, oportunidade e completude como critérios da qualidade das informações do SISCOLO . Método: Estudo descritivo, exploratório, de análise de dados secundários da população feminina que realiza os exames citopatológicos na rede de saúde do municipio de Vitória, ES. Os dados são oriundos do banco SISCOLO , referentes ao período de janeiro a dezembro de 2007, fornecidos pela Coordenação Municipal do Programa Viva Mulher. Para a realização das análises estatísticas, foi utilizado o programa SPSS versão 15.0. Resultados: O SISCOLO e um sistema que apresenta acessibilidade limitada, com oportunidade (tempo decorrido entre a realização da coleta e a liberação do resultado) variando de 15 a 45 dias. A completude dos atributos foi excelente para “fez exame preventivo anteriormente” e “adequabilidade do material”; boa para “ano do último preventivo”; e ruim para escolaridade e todos os atributos relativos aos campos de anamnese e inspeção do colo (Requisição de Exame Citopatológico – Colo do Útero). Conclusão: O SISCOLO apresentou acessibilidade, oportunidade e problemas quanto à completude, principalmente para os dados epidemiológicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

1.
Almeida MV de S, Amorim MHC, Thuler LCS, Zandonade E. Avaliação da Qualidade dos Dados do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero em Vitória – ES, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2012 [citado 26º de abril de 2024];58(3):427-33. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/599

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>