Avaliação de Conhecimentos acerca da Doença Oncológica e Práticas de Cuidado com a Saúde

Autores

  • Gerli Elenise Herr Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste. Ijuí (RS), Brasil.
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Enfermeira. Docente do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Ijuí (RS), Brasil. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São Paulo (SP), Brasil.
  • Evelise Moraes Berlezi Fisioterapeuta. Doutora e mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do DCVida da Unijuí.
  • Joseila Sonego Gomes Enfermeira. Especialista em Enfermagem Oncológica. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Docente do DCVida da Unijuí.
  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Cleci Piovesan Rosanelli Enfermeira. Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí. Doutoranda em Enfermagem pela Unifesp. Docente do DCVida da Unijuí.
  • Marli Maria Loro Enfermeira. Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí. Doutoranda em Enfermagem pela Unifesp. Docente do DCVida da Unijuí. https://orcid.org/0000-0003-2731-5224

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.540

Palavras-chave:

Neoplasias, Informação, Educação em Saúde, Pessoal de Saúde, Comunicação em Saúde

Resumo

Introdução: O câncer é um problema de saúde pública e a prevenção e identificação precoce são requisitos importantes para a redução das taxas de morbidade e mortalidade. Objetivo: Avaliar o conhecimento acerca da doença oncológica e práticas de cuidado com a saúde anterior ao diagnóstico de câncer em pacientes assistidos em um Centro de Alta Complexidade em Tratamento de Câncer. Método: Estudo transversal descritivo realizado com 480 pacientes em tratamento oncológico atendidos no período de abril a dezembro de 2011. Resultados: A média de idade dos entrevistados foi de 58,23 anos±13,11, adultos 51,7%, do sexo feminino 53,73%, casados 66,9%, de cor branca 88,3%, escolaridade 68,4% e renda baixa 63,1%. Em relação a doenças oncológicas, 54% dos entrevistados as desconhecem, 80% procuram pelos serviços de saúde devido à presença de sinais ou sintomas, 72% têm a preocupação de cuidar de sua saúde em geral e consideram como cuidados com a saúde realizar consulta médica ou de enfermagem. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de ações intervencionistas voltadas para a educação em saúde, estabelecendo um vínculo entre profissionais e usuários.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Herr GE, Kolankiewicz ACB, Berlezi EM, Gomes JS, Magnago TSB de S, Rosanelli CP, Loro MM. Avaliação de Conhecimentos acerca da Doença Oncológica e Práticas de Cuidado com a Saúde. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 28º de abril de 2024];59(1):33-41. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/540

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL