A Interface do Cuidado do Câncer do Colo do Útero no Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Autores

  • Fátima Meirelles Pereira Gomes Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Luciana Dias de Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rosana Chigres Kuschnir Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n3.588

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo do Útero, Colo do Útero/lesões, Indústria de Equipamentos e Provisões, Indústrias/ economia, Política de Saúde, Setor de Assistência à Saúde

Resumo

Introdução: O cuidado do câncer do colo do útero envolve saúde e desenvolvimento. Objetivo: Analisar as interfaces existentes entre a clínica, o complexo econômico-industrial da saúde e a organização dos serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde, utilizando como caso o tratamento e acompanhamento das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Método: Pesquisa exploratória de cunho descritivo. Para identificar a interface do câncer do colo do útero no complexo econômico industrial da saúde, utilizaram-se as técnicas de pesquisa documental e, para mapear o conjunto de indústrias de equipamentos médico-hospitalares, foram privilegiadas as técnicas de coleta e análise quantitativa de dados secundários de sistemas de informações de domínio público divulgados na Internet. Resultados: Há forte interdependência setorial entre o segmento industrial e de prestação de serviços em relação ao tratamento/ acompanhamento das lesões precursoras. Nos equipamentos médicos hospitalares estudados, foi observada forte presença da indústria brasileira, e que possuem um conjunto de insumos/acessórios atrelados ao funcionamento, que favorecem a relação de dependência entre comprador e fornecedor. Conclusão: A expansão das ações do cuidado do câncer do colo do útero, em todos os níveis de complexidade, pode alavancar o desenvolvimento industrial e a estratégia nacional de inovação, uma vez que cada serviço prestado corresponde a um bem. Por outro lado, ocorre uma dependência produtiva e tecnológica o que coloca um sério entrave estrutural a expansão das ações desse tipo de câncer.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

1.
Gomes FMP, Lima LD de, Kuschnir RC. A Interface do Cuidado do Câncer do Colo do Útero no Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2012 [citado 18º de abril de 2024];58(3):379-88. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/588

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)