Diferenças nos Padrões de Tratamento e nas Características Epidemiológicas entre Pacientes Idosas e Adultas Portadores de Câncer do Colo do Útero

Autores

  • Mariana do Nascimento Vilaça Universidade de Itaúna. Itaúna (MG), Brasil. Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Centro-Oeste de Minas Gerais. Divinópolis (MG), Brasil.
  • Márcio Luiz Martins Junior Universidade de Itaúna. Itaúna (MG), Brasil. Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Centro-Oeste de Minas Gerais. Divinópolis (MG), Brasil.
  • Luciano Rios Scherrer Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Angélica Nogueira-Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte (MG), Brasil. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro(RJ), Brasil. Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Centro-Oeste de Minas Gerais. Divinópolis (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n3.608

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo do Útero/terapia, Perfil de Saúde, Idoso, Estudos Retrospectivos, Epidemiologia Descritiva

Resumo

Introdução: O avanço da idade associa-se a menores taxas de sobrevida e é importante fator para seleção do tratamento do câncer. Objetivos: Avaliar as características epidemiológicas e diferenças existentes entre os tratamentos realizados em mulheres idosas (idade igual ou maior que 60 anos) com câncer do colo do útero, comparados aqueles referentes a pacientes adultas (idade menor que 60 anos). Método: Estudo retrospectivo e descritivo no qual foram analisados os prontuários das pacientes diagnosticadas com carcinoma do colo do útero entre 1999 e 2010. Os prontuários foram separados em dois grupos: idosas, com 60 anos ou mais, e adultas, com menos de 60 anos. Os dados coletados foram salvos em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2003. As características clínicas e epidemiológicas coletadas foram comparadas utilizando o teste qui-quadradro. O valor de p considerado significante foi menor que 0,05. Resultados: Entre 67 pacientes idosas (40,12%) e 100 adultas (59,88%), observou-se uma maior incidência de tumores avançados IIB e III nas idosas, enquanto estágios iniciais in situ, IB e IIA incidiram mais entre as adultas (p<0,05). As adultas estadiadas em IB, IIA e III foram mais submetidas a procedimentos cirúrgicos, radioterapia e quimioterapia, enquanto nas idosas o tratamento mais comum foi a radioterapia isolada (p<0,05). Conclusão: Essa análise mostra a relevância do câncer de colo do útero em idosas, no que concerne à alta frequência, estágios mais avançados ao diagnóstico e estratégias menos agressivas de tratamento. Há necessidade de programas de rastreamento e estudos clínicos direcionados a este grupo populacional.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

1.
Vilaça M do N, Martins Junior ML, Scherrer LR, Nogueira-Rodrigues A. Diferenças nos Padrões de Tratamento e nas Características Epidemiológicas entre Pacientes Idosas e Adultas Portadores de Câncer do Colo do Útero. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de setembro de 2012 [citado 25º de abril de 2024];58(3):497-505. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/608

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL