Carcinossarcoma Uterino: Relato de um Caso com Invasão da Bexiga, Mimetizando Mullerianose com Transformação Maligna

Autores

  • Daniel Cury Ogata Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUC-PR). Curitiba (PR), Brasil. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí - SC, Brasil.
  • Wilson S. F. Busato Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUC-PR). Curitiba (PR), Brasil. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí (SC ), Brasil.
  • Gilberto Laurindo Almeida Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Itajaí (SC), Brasil.
  • Elisiário Pereira Neto Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí (SC), Brasil.
  • Stefan Gerlach Braz Moreira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí (SC), Brasil.
  • João Vitor Quadra Vieira dos Santos Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí (SC), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n1.638

Palavras-chave:

Neoplasias Uterinas, Carcinossarcoma, Útero, Bexiga Urinária

Resumo

Introdução: Os carcinossarcomas uterinos são neoplasias infrequentes, correspondendo a apenas 3-9% de todas as neoplasias ginecológicas, representam 48% de todos os sarcomas, e possuem incidência de 8,2 por 1 milhão mullheres/ano. As principais manifestações clínicas são o sangramento vaginal anormal em idade pós-menopausa e dor abdominal. Caracterizam-se morfologicamente por elementos epiteliais e estromais. Podem eventualmente invadir estruturas adjacentes, inclusive a bexiga urinária. Relato do caso: Apresentamos um caso de carcinossarcoma uterino com invasão de bexiga mimetizando mullerianose com transformação maligna. A paciente do sexo feminino de 69 anos apresentava hematuria macroscópica como queixa única. Durante a investigação diagnóstica, após cistoscopia com exame anatomopatológico, foi sugerida a hipótese de mullerianose com transformação benigna. A paciente foi então encaminhada para ressecção cirúrgica da neoplasia. Durante o procedimento cirúrgico, notou-se a existência de uma massa tumoral uterina que invadia a bexiga urinária, e, após análise anatomopatológica, mostrou tratar-se de um carcinossarcoma uterino com invasão vesical. Conclusão: Manifestações incomuns em doenças com grande potencial de malignidade, além de retardar o processo diagnóstico, interferem diretamente no prognóstico do paciente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

1.
Ogata DC, Busato WSF, Almeida GL, Pereira Neto E, Moreira SGB, Santos JVQV dos. Carcinossarcoma Uterino: Relato de um Caso com Invasão da Bexiga, Mimetizando Mullerianose com Transformação Maligna. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 29º de abril de 2024];58(1):79-83. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/638

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)