Intervenção Terapêutica Ocupacional junto a Adolescentes com Câncer em Contexto Hospitalar

Autores

  • Nathália Rodrigues Garcia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Amanda Mota Pacciulio Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Maria Paula Panúncio-Pinto Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Luzia Iara Pfeifer Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Ribeirão Preto (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n4.652

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Serviço Hospitalar de Terapia Ocupacional, Hospitalização, Adolescente Institucionalizado, Serviços de Saúde para Adolescentes, Serviço Hospitalar de Oncologia

Resumo

Introdução: A atuação do terapeuta ocupacional com adolescentes hospitalizados promove a recuperação da saúde e favorece a manutenção da qualidade de vida, propiciando a motivação desses. Objetivo: Descrever a atuação do terapeuta ocupacional junto a adolescentes com câncer hospitalizados. Método: Realizou-se análise de todos os atendimentos de Terapia Ocupacional realizados com adolescentes em uma Enfermaria de Onco-Hematologia Pediátrica do interior de São Paulo, no período de fevereiro de 2008 a julho de 2010. A coleta de dados foi realizada através da leitura dos prontuários, identificando-se quais os objetivos traçados, os recursos/estratégias utilizados e os resultados alcançados durante o período citado. Resultados: O universo da pesquisa abrangeu 33 adolescentes, de 12 a 18 anos, sendo realizados 186 atendimentos com o objetivo de estabelecer vínculo terapêutico, estimular as áreas de desempenho ocupacional das atividades de vida diária, participação social, educação e trabalho; estimular componentes de desempenho cognitivos; favorecer o exercício da autonomia; estimular habilidades e capacidades; orientar familiares e adolescentes quanto à realização de exames e procedimentos médicos e de enfermagem; confeccionar órteses e realizar adaptações em objetos de uso cotidiano; dar suporte aos aspectos emocionais por meio de condutas de acolhimento. Os recursos e estratégias utilizados foram jogos, atividades artesanais, técnicas de conservação de energia e orientações quanto a atividades para geração de renda. Conclusão: O terapeuta ocupacional, em uma enfermaria oncológica, facilita o resgate dos papéis ocupacionais do adolescente contribuindo para uma maior adaptação e enfrentamento da doença, auxiliando-o na reorganização de seu cotidiano e aumento da autoestima.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

1.
Garcia NR, Pacciulio AM, Panúncio-Pinto MP, Pfeifer LI. Intervenção Terapêutica Ocupacional junto a Adolescentes com Câncer em Contexto Hospitalar. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];57(4):519-24. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/652

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)