Lesões Precursoras do Câncer Cervicouterino Associado ao Tabagismo: um Estudo sobre o Conhecimento entre as Mulheres que Fumam

Autores

  • Maria Cristina de Melo Pessanha Carvalho Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Hospital Federal de Ipanema e CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Carmen Lucia de Paula Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Ana Beatriz Azevedo Queiroz Hospital Escola São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n3.674

Palavras-chave:

Tabagismo, Neoplasia Intra-Epitelial Cervical, Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: Acredita-se que uma das possibilidades para alcançar resultados de modo a favorecer a saúde da população feminina em relação à alta incidência de câncer cervicouterino seja a construção de estratégias para prevenção dos fatores de risco, entre eles o tabagismo. Objetivo: Discutir a associação das lesões precursoras do câncer cervicouterino com o tabagismo evidenciado na fala de mulheres portadoras dessas alterações cervicais. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, realizada em uma Instituição Pública Federal no Município do Rio de Janeiro. Participaram 40 mulheres com o diagnóstico de lesão precursora do câncer cervicouterino, divididas em 22 tabagistas e 18 com história pregressa de tabagismo entre a faixa etária de 22 e 70 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e analisados sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais, sendo categorizadas de acordo com a Temática de Bardin. Resultados: Na fala das mulheres, percebe-se a associação do ato de fumar ao longo de suas vidas com o desenvolvimento das lesões precursoras do câncer cervicouterino, sendo destacadas quatro categorias: a relação da doença com o tabaco, o cigarro; a doença e a tentativa de mudança de estilo de vida; a força da mídia, contribuindo no processo de informação; e a culpa por manter o tabagismo. Conclusão: Nota-se a necessidade de ações estratégicas baseadas no universo consensual dessas mulheres, contribuindo para a importância do combate ao tabagismo como um fator de risco evitável para o desenvolvimento do câncer cervicouterino.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-09-30

Como Citar

1.
Carvalho MC de MP, Paula CL de, Queiroz ABA. Lesões Precursoras do Câncer Cervicouterino Associado ao Tabagismo: um Estudo sobre o Conhecimento entre as Mulheres que Fumam. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 20º de abril de 2024];57(3):387-94. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/674

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)