Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) é um periódico científico on-line, de periodicidade trimestral, acesso aberto e gratuito, publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2018, a RBC adotou o uso de mídias sociais como ferramenta eficaz na disseminação do conhecimento científico, com a criação do seu perfil no Facebook, Instagram e Twitter, utilizando uma abordagem mais simples e direta para o entendimento do público em geral e, em consequência disso, aumentar o impacto da ciência em saúde pública no cotidiano da população.

A RBC é regida pela Portaria n.º 314, de 31 de maio de 2023 e pelo seu Regimento, ambos elaborados pela Equipe Editorial, e disponíveis para os interessados em mais informações.

A partir de 2019, com o início do seu volume 65, a RBC adotou a publicação contínua de artigos. Com isso, a espera para publicar um manuscrito já aceito e editorado não se faz necessária. 

Sua missão é disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento científico de pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes, cumprindo o compromisso com a saúde da população brasileira e consolidando uma comunidade de autores, revisores e leitores interessados nos temas de controle do câncer em suas múltiplas dimensões.

Tem por finalidade publicar e divulgar manuscritos relacionados a todas as áreas do controle do câncer, nos idiomas português, inglês e espanhol, nas seguintes modalidades:

- Artigos Originais.

- Revisão da Literatura.

- Relato/Série de Casos.

- Artigos de Opinião.

- Comunicações Breves.

- Resenhas.

- Cartas ao Editor.

A RBC adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, que concedem à RBC o direito de publicação. Os artigos não são propriedade da revista, que também não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores.

A abreviatura de seu título é Rev. Bras. Cancerol., que deverá ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Indicador bibliométrico: Google Scholar e o PlumX Metrics, da Elsevier.