Why is Research in Integrative Oncology Important?

Authors

  • Pamela Siegel Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas (Unicamp). Membro do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis). Unicamp. Campinas (SP), Brasil.
  • Nelson Filice de Barros Sociólogo. Docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social. Faculdade de Ciências Médicas e Coordenador do Lapacis. Unicamp. Campinas (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n2.1306

Keywords:

Integrative Oncology, Complementary Therapies, Medical Oncology

Abstract

A Oncologia Integrativa (OI), termo cunhado por Dr. Robert Wittes, diretor da unidade de tratamento e diagnóstico do câncer do National Cancer Institute (NCI), em 2000, é um ramo da Medicina Integrativa que usa práticas alternativas e complementares baseadas em evidências de forma integrada com a medicina convencional. Atualmente a OI tem sido muito incentivada pelo Office of Cancer Complementary and Alternative (OCCAM), que foi criado em 1998 como órgão do NCI, departamento vinculado ao National Institutes of Health, dos Estados Unidos. O NCI tem uma longa tradição de fomentar a pesquisa científica das abordagens alternativas no câncer e, assim, o OCCAM foi criado para coordenar a pesquisa da MAC e sua relação com a prevenção, diagnóstico, tratamento e efeitos colaterais do tratamento convencional do câncer.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-28

How to Cite

1.
Siegel P, Barros NF de. Why is Research in Integrative Oncology Important?. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 2013 Jun. 28 [cited 2024 Jul. 3];59(2):249-53. Available from: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1306