Apresentação

Autores

  • Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Palavras-chave:

Artigo Introdutório

Resumo

A Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) inova mais uma vez disponibilizando, para o meio científico, o tema “Câncer relacionado ao trabalho”, que discorre sobre fatores de risco para câncer popularmente e academicamente pouco difundidos, apesar da relevância e possibilidade de prevenção – dos 113 agentes e/ou ocupações com evidências suficientes do potencial cancerígeno classificados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC ) –, mais de 40 estão relacionados ao trabalho. Neste número em específico, temas de extrema importância são abordados: câncer em agricultores residentes em municípios produtores de tabaco; mortalidade por mesotelioma, com ressalvas para o baixo registro desses casos, uma vez que o Brasil é um grande produtor e consumidor de amianto; câncer de pele em grupos ocupacionais específicos; o problema da incompletude da informação sobre ocupação e atividade econômica nos prontuários e documentos clínicos/hospitalares; eleição de prioridades para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, e por último, fatores relacionados a práticas e atitudes do enfermeiro no que diz respeito às normas de biossegurança na central de quimioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

1.
Santini Rodrigues da Silva LA. Apresentação. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 23º de abril de 2024];60(3):195. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/941

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO