Qualidade de Vida e Consumo Alimentar de Pacientes Oncológicos

Autores

  • Pâmella Lêdo Pereira Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC ). Campus Vitória da Conquista. Vitória da Conquista (BA), Brasil.
  • Ana Léia Santos Nunes Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC ). Campus Vitória da Conquista. Vitória da Conquista (BA), Brasil.
  • Stênio Fernando Pimentel Duarte Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2015v61n3.254

Palavras-chave:

Neoplasias, Qualidade de Vida, Consumo de Alimentos, Estudos Transversais, Brasil

Resumo

Introdução: O câncer é uma doença crônico-degenerativa multifatorial que a cada ano tem sua incidência aumentada. A presença do tumor desencadeia alterações no metabolismo do paciente afetando a nutrição e a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e o consumo alimentar de pacientes oncológicos no Instituto Conquistense de Oncologia, na cidade de Vitória da Conquista (BA). Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com 200 pacientes, selecionados de modo aleatório. Os questionários Como está sua alimentação? do Ministério da Saúde e o WHOQOL-Bref avaliaram o consumo alimentar e a qualidade de vida, respectivamente. Resultados: A adequação do consumo alimentar, de acordo com o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, foi de 11,5% para frutas, 7% para verduras e legumes, 88,5% para as leguminosas, e consumo de carnes vermelhas foi elevado. A qualidade de vida esteve em torno de 67%. Momentos de tristezas foram relatados em 24,50%, boa autoestima 90,75%, boa memória e concentração 71,75%, boa espiritualidade 86,75%, dificuldades financeiras 44,75% e 59,67% estão bem no ambiente físico social em que vivem. Conclusão: O consumo alimentar dos pacientes se mostrou inadequado no que tange à ingestão quantitativa da maioria dos grupos alimentares, apenas houve adequação para o consumo de leguminosas; porém o perfil alimentar esteve adequado. A qualidade de vida foi boa tendo em vista as muitas dificuldades sofridas por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

1.
Pereira PL, Nunes ALS, Duarte SFP. Qualidade de Vida e Consumo Alimentar de Pacientes Oncológicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2015 [citado 28º de março de 2024];61(3):243-51. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/254

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL