Os Cuidados ao Fim da Vida no Contexto dos Cuidados Paliativos

Autores

  • Silvana Maria Aquino da Silva Instituto Entrelaços. Mestre em Sexologia pela Universidade Gama Filho (UGF). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)/Ministério da Saúde (MS). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n3.338

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida

Resumo

A resistência humana para abordar a temática da morte é histórica. Evoluímos em muitos aspectos, somos dotados de conhecimentos diversos que nos permitem superar doenças anteriormente incuráveis e acompanhamos o aumento da expectativa de vida da população como resultado do acesso a melhores condições de subsistência. Mas o fato é que, em algum momento, a nossa máquina para de funcionar. Mais cedo ou mais tarde, a morte nos alcançará. Considerando essa realidade, precisam ser ampliados os espaços de reflexão, formação e cuidado que permitam uma assistência digna aos pacientes e a seus familiares durante todas as etapas do tratamento, o que naturalmente inclui os cuidados paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

1.
Aquino da Silva SM. Os Cuidados ao Fim da Vida no Contexto dos Cuidados Paliativos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 22º de novembro de 2024];62(3):253-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/338

Edição

Seção

ARTIGOS DE OPINIÃO