Qualidade de Vida em Tabagistas que Buscaram Auxílio para Deixar de Fumar por meio de Aconselhamento Telefônico

Autores

  • Taís de Campos Moreira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Luciana Rizzeri Figueiró Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Maristela Ferigolo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Simone Fernandes Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FCSPA). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Melaine Czerminski Larré Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Helena Maria Tannhauser Barros Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n3.667

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Tabaco, Tabagismo, Telemedicina

Resumo

Introdução: Diversos fatores podem interferir na qualidade de vida, entre eles os problemas advindos do uso de substâncias, como o tabaco, que por consequência afetam a satisfação com a vida. Os efeitos do tabagismo, que interferem na qualidade de vida, servem para alertar o tabagista, bem como motivá-lo a parar e manter a abstinência. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida por meio do WHOQOL-Bref em tabagistas que procuraram um serviço de teleatendimento para informações e orientações sobre drogas. Método: Estudo transversal com usuários de tabaco e outras substâncias psicoativas que ligaram para o VIVAVOZ no período de novembro/2009 a dezembro/2010. Foram coletadas características socioeconômicas, dados de consumo do tabaco (quantidade, frequência, diagnóstico e intensidade de dependência) além da aplicação do questionário WHOQOL-Bref. Resultados: 105 fumantes foram incluídos no estudo. Os domínios psicológicos e de relações sociais do WHOQOL-Bref em tabagistas apresentaram valores estatisticamente menores em relação à população de referência (p=0,023 e p=0,001, respectivamente). Observou-se que dependentes de tabaco apresentavam escores inferiores a não dependentes em todos os domínios do WHOQOL-Bref, embora não tenham diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Todos os domínios se correlacionaram positiva e significativamente com o domínio global, mas não com a intensidade de dependência. Conclusão: Tabagistas apresentam índices inferiores de qualidade de vida, quando comparados a indivíduos não fumantes, o que estaria diretamente relacionado à insatisfação com vários domínios da vida incluindo felicidade e bem-estar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-09-30

Como Citar

1.
Moreira T de C, Figueiró LR, Ferigolo M, Fernandes S, Larré MC, Barros HMT. Qualidade de Vida em Tabagistas que Buscaram Auxílio para Deixar de Fumar por meio de Aconselhamento Telefônico. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 30º de abril de 2024];57(3):329-35. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/667

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL