Política e Escopo

Política e Escopo

De acesso aberto e gratuito, a Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) é um periódico científico editado pela Coordenação de Ensino (Coens) do Instituto Nacional de Câncer (INCA)/Ministério da Saúde e está disponível on-line. Trata-se de uma publicação contínua que tem por finalidade divulgar manuscritos relacionados a todas as áreas do controle do câncer.

A Revista recebe, avalia e publica artigos em português, inglês e espanhol. Além disso, incentiva a pluralidade de temas, ideias e abordagens metodológicas. Nas últimas décadas, procurou incorporar tanto o desenvolvimento das ações de detecção precoce do câncer, o aprimoramento do tratamento e a ampliação da oferta de cuidados paliativos, como as estratégias de prevenção dos fatores de risco (comportamentais, ambientais e ocupacionais) e as pesquisas básica, clínica, translacional e populacional.

Para garantir a autonomia editorial da revista em relação à instituição mantenedora, a decisão, referente à aprovação ou recusa dos artigos para publicação, é de responsabilidade do Conselho Editorial e validada por, pelo menos, dois membros desse Comitê. Nesse processo, todos os artigos submetidos são previamente analisados, por meio de peer review, por membros do Conselho Editorial e/ou por avaliadores ad hoc externos e/ou internos, com título de doutor, aos quais fica reservada a função de sugerir ajustes para os autores, ou mesmo, rejeitar o artigo.

Em sintonia com os avanços feitos pelo movimento conhecido como Ciência Aberta, a RBC implementou práticas para se alinhar a ela, aceitando a submissão de artigos publicados em preprint — de servidores confiáveis, como o SciELO Preprints, por exemplo. É necessário que o autor responsável pela submissão informe sobre o depósito por meio do preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, a ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito.

Os editores responsáveis pela avaliação do manuscrito publicado são identificados. É dada aos pareceristas e aos autores a opção de manter a modalidade de revisão duplo-anônima, ou abrir sua identidade.

Os manuscritos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequar ao estilo editorial-gráfico da Revista, sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico-científico seja alterado. Nesse caso, os autores serão previamente comunicados das mudanças ocorridas.

A RBC, dedicada às ações de controle do câncer, não irá considerar para publicação manuscritos que tenham qualquer forma de apoio proveniente da indústria do tabaco, uma vez que seus produtos não têm interesses relativos à saúde da população.

A RBC adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, que concedem à RBC o direito de publicação. Os artigos não são propriedade da revista, que também não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores.

A RBC não cobra nenhum tipo de taxa para a submissão, publicação e tradução de artigos, sendo todo o processo isento de custos para o autor.