Atendimento Fisioterapêutico ao Paciente em Cuidados Paliativos Oncológicos em Tempos de Pandemia por Covid-19: Recomendações de uma Unidade de Referência

  • Ernani Costa Mendes Fisioterapeuta. Doutor em Ciências da Saúde. Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer IV (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Liziane Pereira da Silva Fisioterapeuta. Especialista em Gerontologia. Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer IV (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Patrícia Almeida Chelles Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional. Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer IV (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Francine Peres da Silva Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional. Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer IV (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Juliana Miranda Dutra de Resende Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Oncológica. Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer IV (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Modalidades de Fisioterapia/tendências, Cuidados Paliativos, Neoplasias, Telemedicina, Infecções por Coronavirus

Resumo

A motivação para escrever essas recomendações se baseia no fato de que esse perfil de pacientes apresenta um leque de sintomas devido ao percurso debilitante do câncer, a infecção por coronavírus pode ser um agravante e comprometer mais ainda a sua sobrevida. Com o comprometimento proveniente da Covid-19,  as indicações de abordagem pela fisioterapia se norteará de acordo com a avaliação criteriosa de cada caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-02
Como Citar
1.
Mendes EC, Silva LP, Chelles PA, Silva FP da, Resende JMD de. Atendimento Fisioterapêutico ao Paciente em Cuidados Paliativos Oncológicos em Tempos de Pandemia por Covid-19: Recomendações de uma Unidade de Referência. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 2º de julho de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(TemaAtual):e-1113. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1113