Genotipagem de Papiloma Vírus Humano em paciente com papilomatose laríngea recorrente

Autores

  • Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva Núcleo de Pesquisas Replicon, Departamento de Biologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO.
  • Aparecido Divino da Cruz Núcleo de Pesquisas Replicon, Departamento de Biologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO. Registro de Câncer de Base Populacional, Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Goiânia, GO. LaGene - Laboratório de Citogenética Humana e Genética Molecular, SuLeide/SES-GO, Goiânia, GO.
  • Cláudio Carlos da Silva Núcleo de Pesquisas Replicon, Departamento de Biologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO.
  • Fabiano Ribeiro Borges Núcleo de Pesquisas Replicon, Departamento de Biologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO.
  • Maria Paula Curado Registro de Câncer de Base Populacional, Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Goiânia, GO.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2003v49n3.2093

Palavras-chave:

Papiloma, Neoplasias Laríngeas, Papillomavirus Humano, Reação em Cadeia por Polimerase, DNA, HPV

Resumo

Os HPVs são vírus de DNA circular de fita dupla medindo cerca de 8000pb. Vários estudos têm demonstrado que o HPV é o agente causal de tumores benignos, como papilomas, verrugas comuns e condilomas. Com o avanço das técnicas de detecção molecular, o genoma do HPV tem sido freqüentemente identificado em células neoplásicas malignas de origem epitelial, passando-se a associar o HPV a alguns tumores epiteliais, principalmente ao carcinoma cervical. Recentemente, diversas pesquisas se concentraram na tentativa de associar a infecção por HPVs aos cânceres de cabeça e pescoço. O presente relato de caso consiste na avaliação de uma paciente com história de papilomatose recorrente na laringe. Uma criança com sete anos de idade, do sexo feminino, foi atendida há dois anos com queixas de desconforto na garganta e disfonia. Os vários procedimentos clínicos indicaram presença de papilomas na laringe e o histopatológico acusou presença de coilocitose, achado sugestivo da infecção por HPV. Assim, a paciente foi submetida à retirada cirúrgica dos papilomas. Das peças cirúrgicas foi obtido DNA total, usado na investigação molecular, por PCR, para detecção do genoma de HPV. Desta forma, foi confirmada a presença do HPV do tipo 11, corroborando os achados de outros autores que argumentam que a ocorrência latente do HPV11 tem participação na evolução dessa patologia em crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-09-30

Como Citar

1.
Silva AMTC, Cruz AD da, Silva CC da, Borges FR, Curado MP. Genotipagem de Papiloma Vírus Humano em paciente com papilomatose laríngea recorrente. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2003 [citado 28º de abril de 2024];49(3):167-74. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2093

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)