PAINEL-Oncologia: uma Ferramenta de Gestão

  • Adriana Tavares de Moraes Atty Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Beatriz Cordeiro Jardim Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria Beatriz Kneipp Dias Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Arn Migowski Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Jeane Glaucia Tomazelli Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Palavras-chave: Sistema de Informação em Saúde, Oncologia, Monitoramento, Gestão da Informação em Saúde, Registro Médico Coordenado

Resumo

Introdução: A necessidade de monitorar o intervalo entre o diagnóstico de uma neoplasia maligna e o início do tratamento oncológico no Sistema Público de Saúde demandou a construção de uma nova ferramenta. Para tanto, foi desenvolvido o PAINEL-Oncologia. Objetivo: Apresentar o processo de elaboração da ferramenta, suas aplicações, potencialidades e limites, apontando ainda perspectivas futuras. Método: O painel foi construído a partir do relacionamento determinístico de informações diagnósticas e de tratamento obtidas no Sistema de Informação Ambulatorial, por meio do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado e da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade, no Sistema de Informação Hospitalar e no Sistema de Informações de Câncer, utilizando-se o Cartão Nacional de Saúde e o diagnóstico de neoplasia como chave identificadora do caso. Resultados: A ferramenta disponibiliza três painéis: 1 - Painel: Monitoramento do início do tratamento oncológico, que exclui os cânceres de pele não melanoma e tireoide; 2 - Painel: Casos sem data de diagnóstico por ano de tratamento; e 3 - Painel: Casos diagnosticados de câncer de pele não melanoma e tireoide; e um conjunto de gráficos e tabelas com filtros para seleção. Conclusão: O PAINEL-Oncologia foi disponibilizado aos gestores e a órgãos de controle em 15 de maio de 2019. Trata-se de uma ferramenta ágil e acessível ao gestor para o monitoramento do tempo do primeiro tratamento do câncer. Contudo, as informações apresentadas no PAINEL-Oncologia dependem do registro e da qualidade das informações dos Sistemas de Informação em Saúde dos quais ele consome informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-30
Como Citar
1.
Tavares de Moraes Atty A, Cordeiro Jardim B, Kneipp Dias MB, Migowski A, Tomazelli JG. PAINEL-Oncologia: uma Ferramenta de Gestão. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de abril de 2020 [citado 5º de agosto de 2021];66(2):e-04827. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/827
Seção
ARTIGO ORIGINAL