Estudo da Expressão Imuno-Histoquímica da β-Catenina e Wnt-5a em Displasias Epiteliais Bucais

Autores

  • Allan Ulisses Carvalho de Melo Universidade Tiradentes (UNIT -SE). Aracaju (SE), Brasil.
  • Marize Raquel Diniz da Rosa Departamento de Clínica e Odontologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Paraíba (PB), Brasil.
  • Luciana Maria Pedreira Ramalho Universidade Federal da Paraíba. Paraíba (PB), Brasil. Universidade Federal da Bahia. Salvador (BA), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n2.1454

Palavras-chave:

Neoplasias Bucais, Imuno-Histoquímica

Resumo

Introdução: Expressões diferenciadas da β-catenina e Wnt em carcinoma bucal levantam hipóteses sobre seu papel em lesões cancerizáveis. Objetivo: Avaliar a expressão imuno-histoquímica da β-catenina e Wnt-5a em displasias epiteliais bucais. Metodologia: Foram analisados cinco casos de tecido bucal normal e 18 de displasia epitelial (7 de palato, 3 de mucosa, 6 de gengiva e 2 de lábio). O grau de displasia foi determinado através de coloração HE, obedecendo critérios da OMS. As laminas foram processadas pela técnica da streptavidina-biotina-peroxidase para a marcação do anticorpo monoclonal. A expressão foi avaliada de acordo com a localização (membranoso, citoplasmático e/ou nuclear) e o índice de marcação por intensidade (ausente, fraca, moderada e forte). Foi realizada analise descritiva sem uso de testes estatísticos. Resultados: Houve 13 casos de displasia leve (72,2%) e cinco de moderada (27,8%). Quanto a β-catenina, nas displasias leves (n=13) foram verificados padrões membranoso (n=12), citoplasmático (n=10) e nuclear (n=03). Nas displasias moderadas (n=05), perceberam-se os padrões membranoso (n=05), citoplasmático (n=03) e nuclear (n=01). A expressão da Wnt-5a foi negativa em quatro amostras de tecido normal e noutra observou-se padrão citoplasmático. Nas displasias leves e moderadas, não houve expressão membranosa da Wnt-5a. Os padrões exclusivamente citoplasmático (n=6; 33,3%) e citoplasmático/nuclear (n=7; 38,8%) também foram observados. Conclusão: A marcação citoplasmática e nuclear da β-catenina e o aumento da expressão da Wnt-5a nas displasias epiteliais bucais diferiram significativamente do padrão da mucosa normal. Não foi possível verificar a relação entre graduação histológica da displasia epitelial bucal e expressão da β-catenina ou Wnt-5a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

1.
Melo AUC de, Rosa MRD da, Ramalho LMP. Estudo da Expressão Imuno-Histoquímica da β-Catenina e Wnt-5a em Displasias Epiteliais Bucais. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 24º de abril de 2024];57(2):251. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1454

Edição

Seção

RESUMO DE TESE