Revisão Atual da Expressão da Beta-Catenina e suas Implicações no Estudo da Displasia Epitelial Bucal

Autores

  • Allan Ulisses Carvalho de Melo Doutor em Estomatologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor de Estomatologia da Universidade Tiradentes (UNIT).
  • Marize Raquel Diniz da Rosa Doutora em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professora Associada de Patologia Bucal da UFPB.
  • Flávia Caló de Aquino Xavier Doutoranda em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Cyntia Ferreira Ribeiro Mestre em Odontologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU).
  • Luciana Maria Pedreira Ramalho Doutora em Estomatologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora Adjunta de Patologia Bucal da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Thiago de Santana Santos Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Mestrando em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n3.1487

Palavras-chave:

Neoplasias Bucais, Imunoistoquímica, Epitélio, Beta Catenina, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O surgimento do câncer bucal é frequentemente precedido pelo aparecimento de alguma desordem potencialmente maligna, que pode ser definida como alteração morfológica tecidual, na qual há maior probabilidade de surgimento de neoplasia maligna do que num tecido clinicamente normal. Sendo assim, um conjunto de alterações histopatológicas associadas com uma maior probabilidade de desenvolvimento de carcinomas definem a presença de displasia epitelial que não está relacionada com qualquer apresentação clínica específica. Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de estudar a carcinogênese na tentativa de estabelecer uma técnica laboratorial capaz de indicar quais desordens potencialmente malignas possuiriam real capacidade de transformação maligna. A b-catenina é uma proteína de adesão presente no epitélio. A detecção de alterações de sua expressão em células cancerosas permitiu a construção de hipóteses sobre o seu papel em desordens potencialmente malignas. Nesta revisão da literatura, os autores objetivaram reunir informações sobre a expressão imuno-histoquímica da b-catenina em displasias epiteliais bucais, com vistas ao melhor entendimento da carcinogênese bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Melo AUC de, Rosa MRD da, Xavier FC de A, Ribeiro CF, Ramalho LMP, Santos T de S. Revisão Atual da Expressão da Beta-Catenina e suas Implicações no Estudo da Displasia Epitelial Bucal. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 29º de abril de 2024];56(3):381-90. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1487

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA