Avaliação da Presença do DNA Viral do Herpes-Vírus Humano 1 em Pacientes Portadores de Mucosite Oral

Autores

  • Andreza Veruska Lira Correia Aluna do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (PE), Brasil.
  • Cláudia Cazal Doutora em Patologia Bucal, Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco (PE), Brasil.
  • Jair Carneiro Leão Doutor em Estomatologia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (PE), Brasil.
  • Camila Maria Beder Ribeiro Mestre em Odontologia, Aluna do Programa de Doutorado em Estomatopatologia, Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (SP), Brasil.
  • Jurema Freire Lisboa de Castro Doutora em Estomatologia, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (PE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n4.1561

Palavras-chave:

Estomatite, Neoplasias Bucais, Herpes-Vírus Humano 1, Radioterapia

Resumo

A mucosite é considerada uma afecção aguda da mucosa oral em resposta à ação citotóxica de agentes quimioterápicos e/ou radioterápicos. Representa um efeito colateral debilitante, sendo uma complicação doselimitante que tem impacto tanto no controle local quanto na sobrevida e na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Este trabalho teve o objetivo de correlacionar os graus de mucosite oral à presença do DNA viral do Herpes-vírus Humano 1 em pacientes portadores de carcinoma espinocelular tratados através de radioterapia convencional. A amostra foi composta por 33 pacientes portadores de neoplasia maligna de cabeça e pescoço, submetidos a tratamento radioterápico através de telerradioterapia de elétrons ou cobaltoterapia, com dose fracionada variando entre 180 e 200cGy nas áreas cervicofacial direita e esquerda e fossa supraclavicular. Foi realizada coleta de esfregaço para detecção de DNA do vírus HSV 1 através da reação em cadeia da polimerase. Os pacientes foram examinados a partir da segunda semana de tratamento, sendo acompanhados, semanalmente, até o término das aplicações, e classificados de acordo com os critérios de mucosite oral da Organização Mundial da Saúde. Dos 33 pacientes avaliados, 2 (6,1%) não apresentaram evidência clínica de mucosite, 8 (24,2%) tinham mucosite grau I, 11 (33,3%) grau II, 11 (33,3%) grau III e 1 (3,0%) grau IV. Para a amostra analisada, foram identificadas a presença do Herpes-vírus Humano 1 e vírus Epstein Barr, entretanto, esses achados não demonstraram relação estatisticamente significante com o agravamento da mucosite oral radioinduzida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

1.
Correia AVL, Cazal C, Leão JC, Ribeiro CMB, Castro JFL de. Avaliação da Presença do DNA Viral do Herpes-Vírus Humano 1 em Pacientes Portadores de Mucosite Oral. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 29º de março de 2024];55(4):321-8. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1561

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL