Considerações sobre a Classificação e o Comportamento Biológico dos Tumores Odontogênicos Epiteliais: Revisão da Literatura

Autores

  • Águida Cristina Gomes Henriques Cirurgiã-dentista; Mestranda em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora Substituta de Patologia Oral da UFPE.
  • Cláudia Cazal Cirurgiã-dentista; Doutora em Patologia Oral; Professora Adjunta de Estomatologia da Universidade Federal da Paraíba.
  • Déborah Daniella Diniz Fonsêca Cirurgiã-dentista; Mestre em Odontologia pela UFPE.
  • Darcyla Maria de Aguiar Bello Cirurgiã-dentista; Mestranda em Odontologia pela UFPE.
  • Natália Costa Araújo Cirurgiã-dentista; Mestranda em Odontologia pela UFPE.
  • Jurema Freire Lisboa de Castro Cirurgiã-dentista; Doutora em Estomatologia; Professora Adjunta de Patologia Oral da UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n2.1649

Palavras-chave:

Tumor odontogênico escamoso, Classificação de doenças, Organização Mundial da Saúde, Imunohistoquímica

Resumo

Os tumores odontogênicos compreendem um grupo complexo de lesões com comportamento clínico e tipos histológicos diversos. Alguns desses tumores são neoplasias verdadeiras e raramente apresentam um comportamento maligno. Recentemente, a classificação e a nomenclatura dos tumores odontogênicos foi revisada e atualizada pela Organização Mundial da Saúde, e novas terminologias e entidades foram acrescentadas ao grupo. Nesta revisão da literatura, os autores enfatizaram as mudanças substanciais ocorridas na classificação dessas patologias, além de relatar experimentos que tiveram como finalidade identificar alterações moleculares nos tumores odontogênicos de origem epitelial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

1.
Henriques Águida CG, Cazal C, Fonsêca DDD, Bello DM de A, Araújo NC, Castro JFL de. Considerações sobre a Classificação e o Comportamento Biológico dos Tumores Odontogênicos Epiteliais: Revisão da Literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2009 [citado 29º de abril de 2024];55(2):175-84. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1649

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA