Laser de baixa intensidade no tratamento da mucosite oral induzida pela radioterapia: relato de casos clínicos

Autores

  • Natalie Kelner Mestranda em Odontologia da UFPE; Professor Substituto da Disciplina de Patologia Oral da UFPE.
  • Jurema Freire Lisboa de Castro Professor Adjunto da Disciplina de Patologia Oral da UFPE; Doutora em Estomatologia pela UFPB/UFBA. Projeto aprovado pelo CNPq, segundo processo 403443/2002-0 modalidade APQ, realizado no Hospital do Câncer de Pernambuco; Parte da dissertação de Mestrado.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2007v53n1.1825

Palavras-chave:

Mucosite, Laser de baixa intensidade, Radioterapia

Resumo

A mucosite oral é uma complicação comum e dose-limitante do tratamento oncológico. A mucosite grave pode tornar necessária a alteração ou até mesmo a interrupção do tratamento com sérias conseqüências na resposta tumoral e sobrevida do paciente, aumentando o risco de infecções local e sistêmica. As lesões aparecem mais comumente na mucosa não-queratinizada. Os sinais e os sintomas variam desde um leve desconforto até lesões ulcerativas graves, comprometendo a nutrição e a ingestão hídrica do paciente. O laser de baixa intensidade tem sido proposto para o tratamento da mucosite oral, com resultados satisfatórios dos pontos de vista clínico e funcional, acelerando o processo de cicatrização das feridas e diminuindo o quadro doloroso. Este artigo, ilustrado por dois casos clínicos realizados no Hospital do Câncer de Pernambuco, tem como objetivo relatar a eficiência do laser de baixa potência no tratamento da mucosite oral induzida pela radioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-30

Como Citar

1.
Kelner N, Castro JFL de. Laser de baixa intensidade no tratamento da mucosite oral induzida pela radioterapia: relato de casos clínicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de março de 2007 [citado 29º de abril de 2024];53(1):29-33. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1825

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)