Fatores Relacionados ao Atraso no Diagnóstico de Câncer de Boca e Orofaringe em Juiz de Fora/MG

Autores

  • Marcelle Cristina da Silva Faculdade de Medicina/ Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Eduardo Bertarini Marques Faculdade de Medicina/ Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Letícia de Cássia Melo Faculdade de Odontologia/Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Joyce Maria de Paula Bernardo Faculdade de Odontologia/Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite Professora adjunta Faculdade de Medicina/ Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Brasil. Doutora em Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n4.1563

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Evolução Clínica, Neoplasias Bucais, Diagnóstico Precoce

Resumo

O objetivo do presente estudo foi evidenciar o itinerário que pacientes com câncer de boca e orofaringe percorrem até o diagnóstico e início do tratamento, descrevendo possíveis fatores que podem tornar tardia a identificação dos casos, assim como o início da intervenção. Foi utilizado o modelo de Cuidado à Saúde de Kleinman que inclui os subsistemas: profissional, familiar e popular. Participaram do estudo 37 pacientes e os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com análise quali-quantitativa dos dados. Em média, os entrevistados conviveram com os sinais/sintomas por 11,4 meses sem diagnóstico. Os pacientes de zona rural, solteiros e do sexo masculino foram os que exibiram maior atraso no diagnóstico. Concluiu-se com o estudo que para se fazer o diagnóstico precoce do câncer oral é preciso intervir nos fatores que influenciam tanto o atraso por parte do paciente quanto do profissional e, assim, destaca-se a necessidade de políticas de saúde, visando ao esclarecimento da população sobre o câncer de boca, e a elaboração de rotinas programadas nos serviços de saúde para a detecção precoce de lesões sugestivas da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

1.
Silva MC da, Marques EB, Melo L de C, Bernardo JM de P, Leite ICG. Fatores Relacionados ao Atraso no Diagnóstico de Câncer de Boca e Orofaringe em Juiz de Fora/MG. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 26º de abril de 2024];55(4):329-35. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1563

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL