Estudo Epidemiológico de Pacientes com Tumor de Ovário no Município de Jundiaí no Período de Junho de 2001 a Junho de 2006

Autores

  • Bianca Mello Luiz Aluna da Graduação do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
  • Patrícia Frodl Miranda Aluna da Graduação do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
  • Edna Marina Cappi Maia Doutora em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Professora Adjunta da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
  • Rogério Bonassi Machado Doutor em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina da UNIFESP e Professor Adjunto da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
  • Milzen Jessel Lavander Giatti Mestre em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Professora Assistente da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
  • Armando Antico Filho Médico Patologista e Professor Auxiliar da Disciplina de Patologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
  • João Bosco Ramos Borges Doutor em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina da USP e Professor Titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1614

Palavras-chave:

Neoplasias Ovarianas, Fatores Socioeconômicos, Dados Demográficos, História Reprodutiva, Epidemiologia Descritiva, Estudos Retrospectivos, Jundiaí, SP

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar o perfil sociodemográfico e reprodutivo de mulheres com diagnóstico de câncer de ovário na cidade de Jundiaí, São Paulo, no período de junho de 2001 a junho de 2006. Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo, através de inquérito, de todos os casos de tumores malignos do Laboratório de Anatomia Patológica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Jundiaí e do Ambulatório de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Município de Jundiaí, a fim de identificar o perfil dos casos de tumor de ovário maligno. As características sociodemográficas das pacientes portadoras de tumor de ovário evidenciaram que: a média de idade no momento do diagnóstico foi de 55 (± 13,5 anos); a média de nível educacional no momento do diagnóstico foi de 5,8 (± 3 anos); e a maior prevalência foi de mulheres casadas e de raça branca. As características reprodutivas das pacientes portadoras de tumor de ovário evidenciaram que: a média de idade da menarca foi de 13 (± 1,6 ano); a maior prevalência foi de multiparidade; houve aumento de peso desde a idade do diagnóstico até a idade atual; a média de tempo de amamentação foi de 8,6 meses (± 6,5 meses); e houve maior prevalência de mulheres que fizeram uso de anticoncepcional hormonal oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Luiz BM, Miranda PF, Maia EMC, Machado RB, Giatti MJL, Antico Filho A, Borges JBR. Estudo Epidemiológico de Pacientes com Tumor de Ovário no Município de Jundiaí no Período de Junho de 2001 a Junho de 2006. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 22º de julho de 2024];55(3):247-53. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1614

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)