Imprensa versus Opinião Pública: o Câncer na Capa de Cinco Jornais Brasileiros

Autores

  • Priscila Biancovilli Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Gabriel de Oliveira Cardoso Machado Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marina Verjovsky de Almeida Ribeiro de Souza Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Claudia Jurberg Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2016v62n2.166

Palavras-chave:

Neoplasias, Imprensa, Publicações Periódicas

Resumo

Introdução: O câncer é uma das doenças mais temidas da atualidade. Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva mostrou que o brasileiro associa câncer à dor e a sofrimento. A Organização Mundial da Saúde afirma que as chances de cura são elevadas, se houver um diagnóstico precoce. Nesse sentido, a imprensa pode desempenhar um papel importante, pois contribui na formação de opiniões e atitudes. Objetivo: Este trabalho objetiva investigar como cinco jornais do Brasil divulgam a temática “câncer” em suas primeiras páginas. Método: Esta é uma pesquisa de caráter descritivo-exploratória e foi desenvolvida apoiada no paradigma quanti-qualitativo. Foram analisadas 45 notícias que contêm o termo câncer e apresentam chamadas na primeira página de cinco jornais brasileiros, entre janeiro e julho de 2010. Essas reportagens foram agrupadas em referência mínima e foco em câncer. Desenvolveu-se uma avaliação de caráter otimista/neutro/pessimista do câncer em todas as reportagens estudadas, a partir do estudo de palavras-chave. Resultados: 17,77% das reportagens apresentavam caráter otimista, 66,66% eram neutras e 15,55%, negativas. Das reportagens que fazem referência mínima à doença, 81,5% têm caráter neutro ou otimista; e, entre aquelas sobre câncer, 88% têm caráter neutro ou otimista. Conclusão: A maior parte dessas reportagens possui um enfoque que contrasta com a visão negativa predominante na população. Políticas de saúde pública devem estar atreladas a uma cobertura pela imprensa mais ampla e regular sobre a doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

1.
Biancovilli P, Machado G de OC, de Souza MV de AR, Jurberg C. Imprensa versus Opinião Pública: o Câncer na Capa de Cinco Jornais Brasileiros. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de janeiro de 2019 [citado 25º de abril de 2024];62(2):111-20. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/166

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL