Perfis das Notícias sobre o Câncer no Correio da Manhã e no The New York Times nos Anos 1931-1932 e 1948-1949

Autores

  • Claudia Jurberg Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Marina Verjovsky Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Gabriel Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Luiz Antonio Teixeira Casa de Oswald Cruz/Fiocruz. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n2.612

Palavras-chave:

Neoplasias/história, Jornais/história, Jornalismo/história, Brasil, Estados Unidos, Artigo Histórico

Resumo

Introdução: No início do século passado, o câncer já se caracterizava como uma das doenças crônico-degenerativas mais letais e começou a demandar mais atenção dos governos. Portanto, alguns países empreenderam novas medidas políticas, como o aumento de investimentos científicos em busca de uma cura. Objetivo: Este artigo procura evidenciar as características dos conteúdos das matérias jornalísticas sobre o câncer nos jornais brasileiro e norte-americano Correio da Manhã e The New York Times, nas décadas de 1930 e 1940, através da análise das notícias publicadas em quatro anos selecionados (1931, 1932, 1948 e 1949). Método: Foram realizadas pesquisas no acervo documental da Biblioteca Nacional e no acervo digital do The New York Times. Em paralelo, também foi realizada uma análise do que foi publicado sobre o tema câncer nos periódicos científicos, acessível através do portal do PubMed, durante a mesma época. Resultados: Enquanto, no Correio da Manhã, foram identificadas 56 reportagens sobre o tema no período estudado, no jornal americano, foram identificadas 540 notícias, ou seja, quantidade praticamente dez vezes superior. Conclusão: Os achados demonstram uma imprensa brasileira tímida e, por vezes ingênua, diante de promessas de curas milagrosas, como pomadas contra o câncer de pele. Enquanto isso, a mídia norte-americana priorizava abordagens sobre investimentos para a pesquisa da doença, destacava as conferências de cientistas especialistas no assunto e até o uso de experimentação animal na pesquisa do câncer; embora, em certas ocasiões, também tenha apostado em inovações científicas que a história mostrou como iniciativas infrutíferas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

1.
Jurberg C, Verjovsky M, Pereira G, Teixeira LA. Perfis das Notícias sobre o Câncer no Correio da Manhã e no The New York Times nos Anos 1931-1932 e 1948-1949. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de junho de 2012 [citado 24º de abril de 2024];58(2):143-52. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/612

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)