Na mira do câncer: o papel da mídia brasileira

Autores

  • Claudia Jurberg Doutora em Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Jornalista da Fundação Oswaldo Cruz; Coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, da UFRJ.
  • Maria Emmerick Gouveia Mestranda do Programa de Pós Graduação em Neuroimunolgia da Universidade Federal Fluminense.
  • Camila Belisário Bolsista de Iniciação Científica da Faperj no Programa de Oncobiologia/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n2.1886

Palavras-chave:

Neoplasias, Mídia, Brasil

Resumo

Este estudo procura traçar um panorama sobre o tema câncer na mídia brasileira on-line e impressa. Foram analisadas 195 reportagens de 54 diferentes jornais das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, entre os anos 2003 e 2005. Vários aspectos foram observados durante a análise, dentre os quais foram verificados: se as produções das reportagens foram realizadas por jornalistas brasileiros ou se eram originárias de agências de notícias internacionais; quais os tumores malignos foram mais noticiados; qual o enfoque principal das matérias: prevenção, diagnóstico, tratamento, epidemiologia e/ou cura; o uso de fenômenos de linguagem como as analogias para explicar determinados processos; a seriedade no tratamento dos temas versus os erros mais freqüentes cometidos por jornalistas; e a referência a periódicos internacionais e nacionais nos estudos divulgados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

1.
Jurberg C, Gouveia ME, Belisário C. Na mira do câncer: o papel da mídia brasileira. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2006 [citado 23º de dezembro de 2024];52(2):139-46. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1886

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)