Na mira do câncer: o papel da mídia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2006v52n2.1886Palabras clave:
Neoplasias, Mídia, BrasilResumen
Este estudo procura traçar um panorama sobre o tema câncer na mídia brasileira on-line e impressa. Foram analisadas 195 reportagens de 54 diferentes jornais das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, entre os anos 2003 e 2005. Vários aspectos foram observados durante a análise, dentre os quais foram verificados: se as produções das reportagens foram realizadas por jornalistas brasileiros ou se eram originárias de agências de notícias internacionais; quais os tumores malignos foram mais noticiados; qual o enfoque principal das matérias: prevenção, diagnóstico, tratamento, epidemiologia e/ou cura; o uso de fenômenos de linguagem como as analogias para explicar determinados processos; a seriedade no tratamento dos temas versus os erros mais freqüentes cometidos por jornalistas; e a referência a periódicos internacionais e nacionais nos estudos divulgados.